Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Assistência Social | 10.10.17 - 19h36

Abre e fecha no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10)

 

 

A Prefeitura do Recife informa que nesta sexta-feira, 13 de outubro, será considerado ponto facultativo nos órgãos da Administração Direita e Indireta da Prefeitura do Recife, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja considerado indispensável, a critério da chefia de cada órgão. No feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças os recifenses terão várias opções de lazer e cultura para aproveitar a cidade e se divertir em família. Na área de lazer, o Sítio da Trindade terá uma programação diversa com oficinas, apresentações e brincadeiras. 

O Jardim Botânico do Recife, também terá atividades voltadas para a criançada dentro do tema do meio ambiente. Outro local para levar as crianças durante os três dias do feriadão é o Parque Dona Lindu, que terá atividades lúdicas e culturais e ainda o Festival de Circo do Brasil, apoiado pela Prefeitura do Recife, que conta com uma programação repleta de apresentações em equipamentos culturais e espaços públicos da cidade. A programação completa para o feriado no link: http://bit.ly/DiaDasCriancasPCR

Confira abaixo em detalhes o que abre e fecha nos setores da Prefeitura do Recife:

PREFEITURA - Na próxima quinta e sexta-feira os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na segunda-feira (16), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

CULTURA -Neste feriado, brincar é palavra de ordem. Por isso, os equipamentos culturais da Prefeitura do Recife terão diversão garantida para a criançada e toda família. A tarde da quinta-feira promete ser animada no Sítio Trindade. Na programação, oficina de brinquedos recicláveis, pintura com lápis de cera e até cinema ao ar livre na lona de circo. E tem mais: as próprias crianças irão escolher o filme que desejam assistir. Vai ter ainda brechó de roupas, feira de comidas e brinquedos infláveis. A diversão, aberta ao público e gratuita, começa às 16h. 

No Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, a programação é para crianças acima de sete anos. Com o objetivo de ensinar a história e homenagear o Forte das Cinco Pontas, que faz aniversário no próximo dia 25, será oferecida a oficina gratuita ForteBrincar, das 14h às 16h. Na sexta, sábado e domingo, o equipamento permanece aberto para visitação, das 9h às 17h.

Uma opção de programação para quem vai levar os filhos para brincar no Parque Dona Lindu no feriadão é dar um pulinho na Galeria Janete Costa, para conferir a exposição internacional As Meninas do Quarto 28. Nos dias 12 e 13 a galeria estará fechada, mas abrirá normalmente no sábado, das 14h às 20h, e no domingo, das 15h às 19h.

Em cartaz na cidade desde o último dia 5, o Festival de Circo do Brasil, realizado com patrocínio da Petrobrás e apoio da Prefeitura do Recife, vai encher de programação os equipamentos culturais e espaços públicos da cidade neste feriadão das crianças. No dia 12, vai ter o espetáculo Cordes Nuptiales, da Bélgica, em cartaz no Teatro de Santa Isabel às 17h, e o Descotidiano, da Cia. Do Relativo, no Teatro Apolo, às 20h. Às 17h, o grupo paulista Namakaca apresenta o espetáculo gratuito É nós na Xita, no Parque Caiara. A programação só acaba no dia 15. Confira no site:http://www.festivaldecircodobrasil.com.br.

TURISMO E LAZER - No feriado, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará na quinta-feira (12) e no domingo (15), das 7h às 16h, em todas as rotas. As Academias Recife darão uma pausa na atividade na quinta-feira (12), retornando normalmente na sexta-feira (13) e sábado (14). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, também acontece no dia 12 de soutubro, além do tradicional domingo. 

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, estarão abertos  da quinta (12) ao domingo (15) com programação para o público infantil focada na educação ambiental. Os dois equipamentos públicos municipais vão funcionar normalmente, privilegiando as atividades lúdicas.

Um dos destaques é a esquete Transforme seu Pensamento, com apresentações às 15h no Feriado de Nossa Senhora Aparecida  e às 10h, no sábado (14), no Econúcleo Jaqueira. O espaço fica dentro do Parque da Jaqueira, próximo ao posto da saúde, e estará aberto das 9h às 17h. Conta com minhocário, viveiro de mudas e jogos virtuais.  

Localizado no Curado, o Jardim Botânico do Recife tem uma área de 10,7 hectares divididos entre uma reserva de Mata Atlântica e sete jardins temáticos: de bromélias, de plantas tropicais, de cactos, de orquídeas, de plantas medicinais, de palmeiras e o sensorial, onde pessoas com alguma deficiência podem explorar o ambiente natural pelo cheiro, toque e o som. O horário de funcionamento do JBR se estende das 9h às 15h30. O local conta com lanchonete e loja de artesanato.

 

Os dois equipamentos são vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife.

A programação completa está em http://meioambiente.recife.pe.gov.br/dia-das-criancas-2017

 

TRÂNSITO -  Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13), voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (16), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078.

SAÚDE - Nas próximas quinta (12), feriado de Nossa Sra. Aparecida, e sexta-feira (13), ponto facultativo, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (16).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e no fim de semana, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice LIspector - estarão fechados durante o feriado de NossaSenhora Aparecida. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 

COMPAZ - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) estarão funcionando na quinta-feira, 12 de outubro, com programação especial para a criançada, das 9h ao meio dia. Na sexta-feira (13) e domingo (15) os equipamentos estarão fechados. No sábado (14), os Compaz funcionam normalmente das 9h às 13h. Já as  Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechadas de quinta-feira (12) a domingo (15), retomando as atividades na segunda-feira (16).

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, neste feriadão, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem de quinta (12) a domingo (15), das 8h às 12h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

ESPORTES - Neste feriadão, não vão faltar motivos para o recifense curtir e vivenciar a cidade. O Recife Bom de Bola, campeonato de várzea da PCR, terá jogos no sábado (14) e domingo (15), com mais de 200 atletas em campo. Enquanto eles suam as camisas, a população pode torcer, vibrar e ainda se encantar com suas habilidades esportivas. Confira a programação no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).Já os atendimentos ao público dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Segundo Tempo ficarão suspensos entre os dias 12 e 15 de outubro.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado neste feriadão. Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na segunda-feira (16).

EDUCAÇÃO- Em virtude do feriado de 12 de outubro e a antecipação do Dia do Professor, celebrado no dia 15, as 309 unidades da rede de ensino municipal do Recife não irão funcionar nestas quinta e sexta-feira. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 16 de outubro.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecharão na quinta (12) e na sexta-feira (13).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade fecham na quinta (12) e na sexta-feira (13).

PROCON - O Procon Recife estará fechado na quinta (12) e na sexta-feira (13), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.