Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.10.17 - 15h11

Prefeitura do Recife promove ação contra a obesidade infantil

Projeto #ligadosnavidasaudável orienta, em polos da Academia da Cidade, alunos com sobrepeso de escolas municipais

 

Considerado problema grave de saúde pública, o combate à obesidade será lembrado pela Prefeitura do Recife. Nesta quarta-feira (11), Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, profissionais do Programa Academia da Cidade (PAC), da Secretaria de Saúde do Recife, realizarão o Projeto #ligadosnavidasaudável em parceria com escolas municipais. O foco será o estímulo de práticas saudáveis para as crianças, com atividades físicas e orientações.

A ação acontecerá simultaneamente em polos do PAC da capital pernambucana, onde serão ofertadas atividades físicas, práticas corporais e orientações em saúde, a partir do estímulo a práticas esportivas, circuitos e jogos populares. Participarão alunos de 7 a 10 anos de idade que apresentaram alteração de saúde em consequência do sobrepeso, e que já participam de atividades ligadas ao Projeto Saúde na Escola da Prefeitura do Recife.

Em Brasília Teimosa, a atividade será em conjunto com a Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho de Melo, a partir das 6h, na orla do bairro. Os outros polos participantes são: Coque (Escola Municipal Novo Mangue); Jovem Cap (Escola Municipal de Água Fria), Várzea (Escola Municipal Magalhães Bastos); Praça das Lavadeiras (Escola Municipal Jardim Uchôa); Burity (Escola Municipal Cecília Meirelles) e Jordão Baixo (Escola Municipal Professor Enaldo Manoel de Souza).

O #ligadosnavidasaudável é um projeto de parceria entre o Programa Academia da Cidade do Recife (PAC), a coordenação da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família, da Saúde da Criança e do Adolescente e das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis.

Obesidade Infantil – Entre 2008 e 2009, a Pesquisa de Orçamentos Familiares, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que uma em cada três crianças brasileiras apresentava excesso de peso (sobrepeso ou obesidade). O surgimento da obesidade durante a infância é grave por aumentar o risco de a condição persistir durante a idade adulta. Estudos mostram que 20% das crianças e 80% dos adolescentes obesos tornaram-se adultos obesos.

O excesso de peso apresenta diversos tipos de consequências indesejáveis, nas áreas de desenvolvimento físico, psicológico, social e econômico da criança e do adolescente. A realidade relatada pelas pesquisas populacionais tem sido verificada pelas equipes de saúde vinculadas ao PSE Recife. Em 2016, identificou-se que aproximadamente 15% dos estudantes avaliados apresentavam excesso de peso, e que 10,2% (388) apresentavam alterações na pressão arterial.