Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 10.10.22 - 11h33

Conecta WhatsApp: o portal de serviços da Prefeitura do Recife na palma da mão

O Recife é a primeira capital brasileira a fazer uso do WhatsApp como ferramenta digital que moderniza o acesso aos serviços públicos

Com a tecnologia usada para facilitar a relação das pessoas com a cidade, a Prefeitura do Recife inova e traz para dentro do WhatsApp o acesso para os mais de 500 serviços que oferece. Junto com um dos maiores aplicativos de troca de mensagens on-line do mundo e o mais usado do Brasil, a prefeitura reafirmou a parceria em setembro. A partir desta quarta-feira (12.10), a gestão inicia o envio de mensagens por este canal para os moradores da capital pernambucana informando sobre esta nova maneira mais simples e fácil de acessar os serviços públicos do Executivo Municipal. Assim, a Prefeitura do Recife apresenta o Conecta WhatsApp, a versão de bolso do novo portal de serviços da capital pernambucana, o Conecta Recife. 

O contato oficial da Prefeitura do Recife (81 9 9117.1407) é uma conta verificada pelo WhatsApp e apresenta uma sinalização na cor verde exibida ao lado do número na parte superior do celular. A iniciativa do Conecta WhatsApp tem por objetivo principal tornar fácil o acesso aos serviços públicos municipais reforçando conceitos importantes como a transparência, que é um dos principais fatores que ratificam o direito ao acesso à informação de interesse público e a manutenção da democracia. A iniciativa é uma extensão do novo portal de serviços, o Conecta Recife, que juntos foram lançados no final da primeira quinzena de setembro. 

Da mesma maneira que a versão web, no WhatsApp é possível navegar seguindo os comandos relacionados de maneira simples gerando maior facilidade na busca pelos serviços públicos municipais. “Essa simplificação é um passo importante que ajuda a consolidar as políticas de Governo Digital do município. “A partir desta quarta-feira vamos fazer um importante movimento com o envio de mensagens que apresentam o Conecta WhatsApp como alternativa ainda mais rápida de ter acesso aos serviços da Prefeitura, bem como informações relacionadas a cada um deles”, explica Rafael Figueiredo, diretor técnico de tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Emprel. 

Com uma linguagem escrita que busca ser mais simples para facilitar o entendimento do cidadão, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado. Dentre os temas que podem ser selecionados estão Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Lazer e Bem-estar, entre outros. Dentro das trilhas, o Conecta reúne assuntos relacionados a cada uma delas independente da Secretaria ou órgão municipal que execute a ação, sendo assim, mais um facilitador na experiência de navegação dentro do WhatsApp. 

Agora, com o Conecta WhatsApp é possível estimar o tempo médio de resposta na abertura do serviço selecionado. O usuário contará também com o passo a passo percorrido desde o momento em que o serviço é acionado até que ele seja executado. Esses tipos de informações conferem transparência na interlocução direta que a Prefeitura do Recife estabelece junto à população. 

WhatsApp - No dia 09 de setembro de 2021, a Prefeitura do Recife tornou-se a primeira capital brasileira a firmar parceria com o aplicativo de troca de mensagens. A conta oficial e verificada da Prefeitura é (81) 9 9117.1407 e pode ser acionada por qualquer pessoa. A parceria aconteceu para atender às demandas geradas pelo agendamento da vacina contra a covid-19, que se tornou um canal importante para lembrar do dia, horário e local da vacinação e direcionamento para tele-orientações sobre saúde. Assim, o WhatsApp assumiu papel importante na cadeia de instrumentos tecnológicos que garantem acesso à informação de interesse público de forma cada vez mais facilitada.