Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 10.10.23 - 12h27

ProMorar intensifica atividades educativas, esportivas e de qualificação profissional nas comunidades

img_alt

Ações articulam diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife para atender às necessidades detectadas durante o processo participativo e de escuta da população. (Foto: Brenda Alcantara/PCR)

 

Maior projeto de requalificação urbana e social do Recife, o ProMorar intensificou a realização de atividades educativas, esportivas e de qualificação profissional nas comunidades beneficiadas. As ações articulam diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife, para atender às necessidades detectadas durante o processo participativo e de escuta da população, que embasa a elaboração dos projetos urbanísticos das intervenções em cada área.

“A partir das conversas com os moradores, identificamos demandas que já estamos atendendo de forma conjunta com outros setores da Prefeitura do Recife, enquanto os projetos das intervenções são elaborados. Como nosso objetivo é requalificar a vida das pessoas de forma integral, além das obras levamos também ações educativas e de qualificação”, afirma a secretária executiva do ProMorar Recife, Beatriz Menezes.

A metodologia participativa do programa inclui a realização de reuniões, oficinas de elaboração dos projetos (com a presença dos técnicos) e caminhadas para escuta das demandas dos moradores e moradoras locais. Como resultado, atividades como cursos de qualificação profissional, ações de incentivo ao esporte e oficinas educativas já estão sendo realizadas em diversos pontos do Recife, sempre com a participação de outras secretarias e órgãos municipais.

Na comunidade do Coque, por exemplo, está em andamento o Curso de Preparação para o Mercado de Trabalho, numa parceria do ProMorar com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STCP). A atividade acontece das 18h às 22h, no Compaz Dom Hélder Câmara, até o dia 11 deste mês, e tem o objetivo preparar os alunos para elaborar CVs e participar de entrevistas de emprego.

“Trabalhamos  temas como marketing pessoal, comunicação, network e inteligência emocional. São temáticas que envolvem habilidades comportamentais”, explica a professora Marluce Soares, que faz parte do programa Qualifica Recife. Para a auxiliar de serviços gerais Iranaide Cassimiro dos Santos, moradora do Coque, é uma oportunidade de se preparar melhor para o mercado de trabalho. “É um curso muito válido. Estou sem emprego há 3 meses e aprender a formatar o currículo pode fazer a diferença”, afirma.

Entre as outras atividades do ProMorar previstas para o mês estão apresentações sobre o funcionamento de equipamentos municipais, Oficina de Priorização de Problemas, comemoração do Dia das Crianças, Curso de Pintor Predial, Oficina de Elaboração de Soluções, Curso de Manutenção de Bicicleta e Oficina de Diagnóstico.

INVESTIMENTO - Viabilizado por meio de operação de crédito assinada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ProMorar vai investir R$ 2 bilhões para realizar intervenções estruturadoras em 40 comunidades vulneráveis, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio do ano passado. Entre as ações estão obras de macrodrenagem para reduzir do risco de inundações, como o alargamento da calha e a dragagem dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, além de investimentos em infraestrutura, habitabilidade e um robusto pacote de contenção de encostas.

 

ASSUNTOS: