Estudantes da Rede Municipal dão aula de sustentabilidade
Através da música, teatro e vídeos, eles mostraram a importância da educação ambiental e do consumo consciente
Por Suzan Vitorino
Estudantes da Rede Municipal de Ensino mostraram que estão antenados com as questões de sustentabilidade. Durante esta quinta-feira (09) mais de 800 alunos se reuniram no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Bairro da Madalena) para socializar as experiências produzidas dentro do Programa Escolas Sustentáveis. O Programa é da Prefeitura do Recife em parceria com a Fundação Kraft Foods e Editora Evoluir Cultural. Além de possibilitar mudança de consciência nos estudantes sobre a importância da preservação ambiental, o Escolas Sustentáveis amplia o olhar do professor sobre o tema.
A assessora executiva da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Irenice Bezerra, abriu o evento destacando a importância do trabalho. “A Secretaria vem tratando com seriedade a educação ambiental. Os estudantes precisam adquirir esse conhecimento para repassá-lo para a família e para a comunidade, zelando pelo meio ambiente”, afirmou Irenice.
A apresentação dos educandos começou com a exibição de um vídeo explicativo sobre os objetivos do Programa Escolas Sustentáveis. Em seguida as escolas se apresentaram para o público, mostrando o que aprenderam nas aulas. A Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, do bairro do Vasco da Gama, encenou a peça “Sustentabilidade: de quem é a responsabilidade?”.
O coordenador do projeto, Rafael Pereira, comemorou o resultado do evento. “As crianças se tornam mais críticas quanto à questão da sustentabilidade. Temos monitores que visitam quinzenalmente as escolas e acompanham de que maneira os estudantes vêm tratando do tema”, explica. Desde maio deste ano a Prefeitura do Recife vem realizando pesquisa por meio de um questionário individual em suas 223 unidades de Ensino Fundamental I e II - do 1º ao 4º ciclos. O questionário pergunta “Como desenvolver uma política de consumo sustentável e consciente da água, energia e resíduos sólidos nas unidades da Rede Municipal de Ensino?”.
A estudante Dayna Cané, 12 anos, uma das atrizes da encenação, confirma o que aprendeu com o espetáculo. “A responsabilidade de cuidar do meio ambiente não é só da natureza, mas principalmente nossa”, ensina. Outras escolas, a exemplo da E. M. Cecília Meireles, São Cristovão e Aderbal Galvão, participaram da apresentação, com músicas, vídeos e peças teatrais, todas enfatizando a temática da saúde, consumo consciente e sustentabilidade.
O Programa Escolas Sustentáveis possui três eixos: inicialmente, os professores passam por uma formação de quatro módulos, para o desenvolvimento de projetos viáveis na unidade educacional, como campanha de reciclagem ou projeto de economia de energia; em seguida, as escolas participantes recebem um armário chamado “Cantinho faça o dia delicioso”, com recursos educativos que apóiam a execução do projeto; como complemento, os estudantes visitaram a exposição “Uma casa, mil olhares”, que durante todo o mês de outubro abriu suas portas no Shopping Recife. A exposição mostrou um lar ecologicamente correto, ensinando os estudantes a consumir de forma consciente.