João da Costa toma posse no Conselho Deliberativo da Sudene
A indicação do gestor da capital pernambucana à vaga foi feita pela Frente Nacional dos Prefeitos
[caption id="attachment_9312" align="alignright" width="334" caption="Peire Garrido"][/caption]O prefeito do Recife, João da Costa, passa a fazer parte do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A posse aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), na sede da instituição, durante a 13ª Reunião do Conselho Deliberativo daquele órgão. A indicação do gestor da capital pernambucana à vaga foi feita pela Frente Nacional do Prefeitos.
Após saudar os presentes, o prefeito do Recife fez seu pronunciamento, lembrando a importância da Superintendência para o crescimento da região nordeste. “É fundamental que a Cidade participe desse processo de fortalecimento da Sudene, em um momento em que ela se renova, em um período histórico vivido pelo Nordeste, onde a distribuição de renda é feita de maneira mais justa e a industrialização da região é uma realidade”, disse o gestor.
João da Costa enfatizou, ainda, “que o nordeste se expande dentro do mercado interno brasileiro e pode se expandir ainda mais, a partir do micro, pequenos e médios empresários, fundamentais para consolidar papel da região no contexto econômico nacional”.
Durante a reunião foram discutidas as prioridades para o ano de 2012, especialmente o destino dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), a serem aplicados nos estados do Nordeste, além de Minas Gerais, onde a Sudene atua.
Somados, os recursos giram em torno de R$ 13 bilhões. Já a aplicação do FNE beneficiaria diretamente os mini e pequenos produtores, micro e pequenas empresas, reduzindo a fração do Fundo para os grandes empreendimentos para o máximo de 20%, ampliando a margem dos micro e pequenos de 40% para, no mínimo, 51%. O benefício se estende a todos os estados do nordeste assistidos por aquela instituição.
Atuação - Quanto aos questionamentos levantados pelos demais conselheiros, em torno da distribuição dos royalties referentes ao pré-sal, João da Costa afirmou que “a Frente tem se mobilizado quanto à distribuição de recursos do pré-sal, e percebemos que ela pode ser revista de uma maneira tributária”, enfatizou.
A reunião foi presidida pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Compuseram a mesa da 13ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene os governadores Eduardo Campos (PE), Jaques Wagner (BA), Wilson Martins (PI), Ricardo Coutinho (PB), Rosalba Ciarlini (RN). Assim como o Superientende da Sudene, Paulo Fontana, os vice-governadores Washington Luiz (MA), Tomaz Nono (AL) e Jackson Barreto (SE), além do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa e da chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, Ester Dweck.