NOTÍCIAS

Cultura | 10.11.11 - 10h41

Prefeitura começa mais uma etapa de obras da Via Mangue

[caption id="attachment_9222" align="alignright" width="326" caption="Carlos Oliveira"][/caption]

Neste fim de semana, a Prefeitura do Recife inicia mais uma etapa das intervenções da Via Mangue, a maior obra viária realizada na capital pernambucana nas últimas décadas. A partir deste sábado (09), a Empresa de Urbanização do Recife (URB) começa a trabalhar no alargamento de mais um ponto do Viaduto Capitão Temudo, com a colocação de 12 vigas pré-moldadas, num trecho de 200m (sentido Boa Viagem-Centro), na altura do Cabanga. Esta etapa deve durar em torno de seis meses e conta com o trabalho de 60 pessoas para sua realização.

Para possibilitar o içamento das vigas pré-moldadas e a confecção das mesmas in loco, a Prefeitura preparou um esquema de alterações no trânsito, para evitar transtornos à população. A partir deste sábado (12), a CTTU fará modificações no trânsito do Cabanga. As intervenções no tráfego acontecem no Cais José Estelita e na Avenida Saturnino de Brito, com algumas interdições. Em todo o trecho haverá sinalização da obra indicando como chegar ao destino desejado.

O motorista que dirige no sentido Centro/Zona Sul, pelo Viaduto das Cinco Pontas e pelo Cais José Estelita, irá encontrar um divisor de fluxo logo após os armazéns localizados no lado direito da via. Para aqueles que desejam chegar aos bairros do Pina e Boa Viagem será necessário pegar a faixa da esquerda, utilizando um contra-fluxo e, em seguida, dobrar à esquerda, na Rua Capitão Temudo até chegar ao largo do Cabanga. Depois, o motorista deve seguir em frente subindo a Ponte Paulo Guerra, chegando assim à Zona Sul.

Já para o condutor que quiser acessar o bairro do Cabanga e a Avenida Sul, será necessário seguir pelo Cais José Estelita, na pista da direita, dobrar à esquerda na Avenida Saturnino de Brito, que terá apenas uma faixa liberada para a circulação. Depois o condutor deverá entrar à direita, antes da praça que fica em frente à Estação de Tratamento da Compesa.

Com a utilização da Rua Capitão Temudo a circulação de veículos em direção à Boa Viagem, aqueles motoristas que estiverem descendo o Viaduto Capitão Temudo, no sentido Olinda/Boa Viagem, não poderão mais entrar à direita para ter acesso ao Cabanga. Para esses condutores existem duas opções: ou utilizam a alça de acesso do Capitão Temudo à Rua Imperial, ou seguem pela Ponte Paulo Guerra e fazem o retorno no Pina, pela Rua Nogueira de Souza. Nesse caso, o motorista retorna pela Avenida Antônio de Góes e faz o contorno pela esquerda, logo após o Cabanga Iate Clube.

Devido às alterações os condutores devem redobrar a atenção na área da intervenção. “A CTTU recomenda que os motoristas fiquem atentos para a sinalização. As mudanças acontecem no sábado justamente pelo menor volume de veículos nas ruas, para que durante a semana as mudanças sejam assimiladas pelos condutores”, informa o diretor de Trânsito da CTTU, Agostinho Maia.

MAPA