NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 10.11.15 - 17h37

Oficina de cordel divulga a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Projeto “Uma vida igual para todos no compasso do Cordel” chega ao Recife e acontecerá no auditório acessível da Escola de Educação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire

Informação, cidadania e cultura. Com essa combinação, chega ao Recife a oficina “Uma vida igual para todos no compasso do Cordel”, uma iniciativa do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com o intuito de difundir a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Convenção foi incorporada à legislação brasileira em 2009, com equivalência de emenda constitucional.

A oficina combina palestra e apresentação em literatura de cordel sobre o tema. No Recife, a oficina será realizada no dia 11 de novembro, das 9h às 13h, na Escola de Educação e Aperfeiçoamento Professor Paulo Freire. O evento também tem o objetivo de, com metodologias lúdicas, arte, poesia e música, multiplicar formadores de opinião para o combate ao preconceito. Além de Recife, até o fim do ano, as oficinas percorrerão mais nove capitais: Natal (RN), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Teresina (PI), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), São Paulo (SP).

Para o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, as oficinas refletem o avanço que o país vive em relação à inclusão desse grupo. Destaque para a recente aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, responsável por colocar o Brasil entre os países com legislação mais avançada sobre o assunto. “Conseguimos ampliar significativamente o acesso das pessoas com deficiência à saúde, educação, ao mercado de trabalho e a linhas de crédito, entre muitos outros direitos, por meio de um conjunto de políticas públicas implantadas nos últimos anos. Com essas oficinas, queremos ampliar a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência e integrá-las cada vez mais à sociedade”, afirma.

A CONVENÇÃO

Com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência, o Governo do Brasil ratificou, por meio do Decreto Federal n° 6.949, de 25 de agosto de 2009, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Entre os princípios da Convenção estão o respeito pela dignidade inerente, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, a igualdade de oportunidades e a acessibilidade. Em 2012, foi editada a Convenção no formato de literatura de cordel, poesia popular composta por rimas e estrofes, para leitura ou canto. Essa publicação traduz o conteúdo da Convenção de forma lúdica e serve como apoio para a apresentação das oficinas no projeto “Uma vida igual para todos no compasso do Cordel”. Acesse o link da Convenção e de outras publicações da SNPD: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes.


Serviço:
"Uma Vida igual para todos no compasso do Cordel" no Recife
Data: 11 de novembro de 2015
Horário: 9h
Local: Escola de Educação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire
Endereço: Rua Real da Torre, 299. Bairro da Madalena. Recife-PE

Entrada gratuita, mas é necessário se inscrever pelo e-mail cordelrecife@libris.com.br.

Vagas limitadas.