NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 10.11.15 - 17h38

PCR abre oficialmente o Novembro Negro no Recife

Ao todo, 48 atividades serão desenvolvidas em diferentes lugares da cidade exaltando a importância e afirmação do mês da consciência negra, momento de reflexão, pactuação e efetivação das ações de promoção da igualdade racial


Nesta terça-feira (10), às 9h, a Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Igualdade Racial (GERIR) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), e do Programa Servidor de Valor, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, convocou a imprensa e abriu oficialmente o “Mês da Consciência Negra 2015”.

Na ocasião, foi apresentado o Plano de Trabalho do Programa de Combate ao Racismo Institucional e a agenda composta por 48 ações a serem realizadas no Novembro Negro do Recife. Além disso, foi lançada a campanha “Recife de Coração Aberto para a Igualdade", iniciativa focada no combate ao racismo.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, deu as boas vindas e iniciou as comemorações. “Estamos no mês da consciência negra e o período é de extrema importância para a discussão de um tema tão presente em nossas relações que é o racismo institucional. Entretanto, ressalto que não é apenas em novembro que trabalhamos essa temática, esse evento de hoje resulta das ações continuadas como o Direitos Humanos nos bairros, onde a Gerência de Igualdade Racial da PCR atua nas comunidades, no corpo a corpo, desconstruindo padrões racistas estabelecidos fomentando a promoção da igualdade racial”, frisou.

Para a Secretária Executiva da Mulher, Ceça Costa, o momento é de enfrentamento à desigualdade racial. “Precisamos positivar as palavras negras e negros. Faz-se necessário mais ações afirmativas como esta. Aplicação de políticas públicas adequadas. Em nome da secretaria da mulher, dados da ONU atestam para o elevado número de mortes entre mulheres, negras então nem se fala, os números são ainda mais alarmantes. No entanto, Pernambuco está na contramão dessas mortes, há redução e melhoras, embora saibamos que muito ainda há de ser feito. Isso é um problema de todos nós”, alertou.

Além destas, compuseram a mesa a Gerente Geral de Gestão de Pessoas, Inês Perruci; a Gestora de Núcleo Afro, Josiane Oliveira e a Gerente Geral de Empreendedorismo, Edirce Moura.

Até o final de novembro o Recife recebe atividades variadas distribuídas por toda a cidade em comemoração ao Novembro Negro. As ações vão desde o Seminário de Educação das Relações Étnicos-Raciais no Brasil, no centro de educação da UFPE; Ancestralidade, Tradição e Cultura do Senegal e do Brasil, na Casa do Carnaval; 1º Encontro de Juventude de Jurema, na Mustardinha; 3ª Semana da Consciência Negra do Instituto Histórico de Santo Antão; Exposição Vodun Legbá – NCAB; Seminário da Marcha da Capoeira, no Pátio de Santa Cruz, a realização do Festival Mocambo com os Afroempreendedores, dentre outras iniciativas pautadas na promoção da igualdade racial. Serão 48 ações ao total. A programação completa está disponível no site: www.recife.pe.gov.br.