Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 10.11.16 - 11h00

Prefeitura do Recife firma parceria com Instituto de Cegos para atendimento a estudantes com deficiência visual

img_alt

Convênio vai garantir que os alunos com cegueira e baixa visão matriculados na rede municipal sejam atendidos no instituto, que também promoverá formações para professores (Foto: Cortesia)

 

Para fortalecer a política de inclusão dos estudantes com deficiência visual da rede municipal de ensino, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou uma parceria com o Instituto de Cegos Antonio Pessoa de Queiroz, que pertence à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. O convênio, assinado nesta quarta-feira (9), na sede do instituto, nas Graças, vai garantir que os 132 estudantes com cegueira e baixa visão matriculados nas unidades de ensino municipais sejam atendidos na instituição, que também vai promover formações para os professores que atendem estudantes com deficiência visual em suas turmas.

Dentro da parceria, a Secretaria de Educação do Recife vai disponibilizar a professora Valéria Maria Vasconcelos para atuar na entidade como professora de braile, desenvolvendo também diversas outras atividades pedagógicas tanto para os alunos matriculados nas escolas municipais do Recife como para os demais usuários do instituto. "Tenho baixa visão e vivencio muitas dificuldades no dia a dia. Ter hoje a oportunidade de ajudar pessoas que enfrentam os mesmos problemas que eu já enfrentei é um sonho", revelou a professora Valéria, que é especialista em Educação Especial.

Para Rogério Morais, secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, a educação inclusiva vem sendo um dos principais desafios da PCR. "Há quatro anos nós tínhamos pouco mais de dois mil estudantes com deficiência matriculados na rede municipal, e hoje já temos mais de 3.600 porque nosso atendimento vem melhorando e também porque muitas escolas particulares não vêm desempenhando bem seu papel. Percebemos que é mais fácil garantir o direito das pessoas com deficiência através de parcerias como esta, que complementam o serviço oferecido pela prefeitura", avaliou o gestor.

O Instituto de Cegos vai ceder o espaço físico para atender os alunos encaminhados pela Prefeitura do Recife e também vai informar à Secretaria sobre as crianças que chegarem à instituição e que não estejam matriculadas na escola. No instituto, os estudantes terão acesso, no contraturno das aulas, a atendimentos com psicólogos, assistentes sociais, aulas do sistema braille de leitura e escrita, orientação e mobilidade (como ensino do uso da bengala e deslocamento de forma orientada) e professor de educação física. A entidade sem fins lucrativos que é referência no atendimento às pessoas com deficiência visual também vai promover formações para que os professores da rede municipal possam se qualificar para atender melhor os estudantes cegos e com baixa visão.

"Ficamos muito felizes e agradecidos por iniciar essa parceria. Estamos dando nossa colaboração para que os jovens com deficiência visual desenvolvam sua autonomia e possam exercer sua cidadania. A Prefeitura, o Instituto e o público só têm a ganhar com esse convênio", disse a Irmã Maria Gomes, diretora do instituto.

CURSO - Enquanto os alunos da rede municipal serão atendidos no Instituto dos Cegos, no contraturno das aulas nas escolas, 30 professores da rede que atendem alunos com cegueira e baixa visão farão um curso de tiflologia, que inclui aulas de braile, orientação e mobilidade, adaptação de material didático, audio-descrição, práticas de vida independente, entre outros. Fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, as aulas começam no primeiro semestre de 2017, no Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência, localizado em Casa Amarela.