Prefeitura realiza II Seminário da Dimensão Integrativa de Formação
Para valorizar o educador na sua integralidade, por meio de palestras e vivências das práticas integrativas, a Prefeitura do Recife realizou, nesta quarta-feira (9), o II Seminário da Dimensão Integrativa de Formação. O encontro aconteceu na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, com o tema "Saúde e bem estar para os/as profissionais da Educação". Cerca de 150 pessoas, entre educadores, gestores e representantes das unidades escolares, participaram do evento em cada turno.
A programação incluiu mesas redondas, palestras, socializações e vivências das Práticas Integrativas. "O seminário é uma política de rede municipal que mostra o cuidado da Secretaria de Educação com a saúde do educador. Ao longo do dia, teremos relatos de professores que participam de ações integrativas nas escolas, como prática de respiração, yoga e jogos teatrais, que buscam ver o ser humano como um todo", aponta a gestora da Escola de Formação, Katia Marcelina.
A formadora do Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico Raciais (GTERÊ), Fátima Oliveira, acrescenta que é muito importante discutir o conceito de saúde numa outra perspectiva. "Precisamos rever os conceitos na perspectiva de evitar o imediatismo que nos faz tomar apenas remédios para curar a doença, quando ela faz parte de todo um conjunto. É importante ver as pessoas como seres integrais”, destaca Fátima.
"Conseguimos garantir uma formação permanente na rede municipal de ensino sobre saúde, bem estar e cuidado. As práticas integrativas acontecem aqui na Escola, com atividades de yoga, bioenergética e constelação familiar. No seminário, trouxemos convidados para falar sobre os eixos da saúde, como respiração, meditação, alimentação e exercício físico", afirma a professora Márcia Sena, que falou sobre o tema "Saúde e Bem Estar através das Praticas Integrativas na Rede Municipal do Recife".