NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.11.17 - 14h38

PAC Beberibe segue transformando a realidade da Zona Norte do Recife

img_alt

Na manha desta sexta (10), o prefeito Geraldo Julio e o ministro das Cidades Bruno Araújo autorizaram o início dos lotes 2 e 3 do projeto, e ainda entregaram 11 ruas saneadas e 34 casas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Celeridade e eficiência marcam o andamento de obras que estão mudando a vida de milhares de pessoas na Zona Norte do Recife. Assim está o cenário do projeto de Saneamento Integrado do Rio Beberibe, PAC Beberibe, que teve, na manhã desta sexta-feira (10), mais uma etapa de serviços iniciada. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado do ministro das Cidades , Bruno Araújo, autorizou o início das obras dos lotes 2 e 3 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe II. Na ocasião, o gestor municipal também realizou a entrega da pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário de 11 ruas, das 23 previstas dentro do lote 1 desta segunda etapa do programa, e ainda dois becos, além de 34 unidades habitacionais do Conjunto Governador Miguel Arraes, localizado no bairro de Passarinho, que faz parte do PAC Beberibe I.

"Demos uma ordem de serviço muito importante hoje, são quase 53 milhões de reais. Já estamos com a obra iniciada porque o primeiro lote já tinha tido a ordem de serviço assinada. Agora estamos neste segundo lote, que também compreende milhares de metros de via pavimentadas, drenagem, esgotamento sanitário, estações elevatórias, então isso significa a transformação completa dessa região, que convivia com esgoto a céu aberto, com muita lama no inverno e poeira no verão, e agora estamos mudando a qualidade de vida de milhares de famílias", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Os lotes 2 e 3 do PAC Beberibe II vão custar R$ 31,5 milhões e R$ 21,4 milhões, respectivamente. No lote 2 será construído 2.204m de via marginal e uma estação elevatória de esgoto. Já no lote 3 serão feitos  mais 1.286m do acesso, além da estação elevatória de esgoto. Integrando também esta segunda fase do PAC Beberibe 1, foram entregues 11 logradouros e 2 vias de pedestres.

O ministro Bruno Araújo falou da importância da entrega realizada. "Hoje é uma importante entrega de mais uma etapa, além da alegria de poder entregar essa parte do empreendimento, estamos autorizando hoje mais uma nova etapa, com mais de 50 milhões de reais, ajudando a reduzir um déficit habitacional importante", afirmou o ministro sobre a iniciativa.

Cerca de 38 mil famílias dos bairros de Arruda, Água Fria, Peixinhos, Campina do Barreto, Fundão, Beberibe e Linha do Tiro, além dos moradores de Nova Descoberta, Dois Unidos, Cajueiro, Porto da Madeira, Brejo do Beberibe e Passarinho, serão favorecidos com o programa, que conta com três lotes de obras. O projeto conta também com a construção de 4.890m de via marginal com ciclovia da mesma extensão, pavimentação, drenagem, equipamentos comunitários, estações elevatórias e ligações intradomiciliares de esgoto, que serão executadas pela Construtora Ingazeira. 

RESIDENCIAL MIGUEL ARRAES - Também na mesma manhã de entrega de obras, os moradores de Passarinho tiveram motivos para comemorar. No Conjunto Residencial Governador Miguel Arraes, localizado no bairro, foram entregues 34 novas casas. Com a entrega desta manhã, o Residencial Miguel Arraes já recebeu 193 famílias de um total de 304 que serão beneficiadas. Duas unidades, localizadas no bloco G, são acessíveis, destinadas a idosos. As casas possuem 46,16m². As casas com tipologia padrão, com 46,96m², também foram destinadas aos beneficiários, sendo 17 no bloco F e 15 no bloco G. As habitações  possuem sala, cozinha, dois quartos e banheiro, atendendo pessoas que antes viviam nos bairros de Porto da Madeira, Dois Unidos e Beberibe, e que agora serão deslocadas para o habitacional.

Fabiana Ferreira foi uma das que foram beneficiadas com as entregas realizadas nesta manhã. "Desde pequena moro aqui na área e pela primeira vez tenho minha casa própria. Antes eu morava na beira do rio e sofria muito com as enchentes. Minha gestação também foi bem prejudicada com isso. Hoje estamos recebendo essa chave e vou ter a oportunidade de reconstruir minha vida com minha família", falou emocionada a moradora, que recebeu uma casa no conjunto Governador Miguel Arraes.