Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 10.11.22 - 12h48

Prefeitura do Recife apresenta Programa Recife Excelente

Plano estratégico identificou oportunidades de avanços na eficiência da gestão do município, com propostas para reduzir custos e aumentar receita, mantendo a qualidade dos serviços para os cidadãos, sem necessidade de aumento de impostos

Trabalho em equipe para potencializar a eficácia da gestão pública. Este foi o diagnóstico apresentado pelo Programa Recife Excelente, plano que propõe apontar oportunidades de uma nova rodada de melhorias na gestão administrativa e financeira do município, realizado em parceria entre a Prefeitura de Recife - por meio  da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital e Controladoria Geral do Município; o movimento “Atitude Pernambuco”, formado por 24 líderes empresariais do estado; e o Instituto Aquila, consultoria especializada em gestão por resultados.

O Programa Cidades Excelentes para Recife realizou o diagnóstico com base nos pilares no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA): Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade, Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública. A equipe identificou a possibilidade de rever prioridades na destinação de recursos, além de redirecionar despesas. Dessa forma, há oportunidades de redução de custo e aumento de receita sem a precarização dos serviços ou a necessidade de aumento de impostos. Foram avaliadas desde a dívida ativa do município e despesas com pessoal, entre outros pontos. 

"Quero destacar dois pontos fundamentais dessa construção coletiva. Essa parceria funcionou com um agente externo que tem um olhar não punitivista. Porque o Brasil se construiu muito com isso, um olhar muito punitivista, o público que vai em cima do privado com multas e infrações e não orientando. É muito melhor chegar para orientar do que para punir", destacou o prefeito João Campos. "O segundo ponto é o que traz uma segurança muito grande para o gestor. Trazer alguém de fora, que representa empresas e vai para dentro do serviço público e olha o que está sendo feito”, acrescentou o gestor.

O programa faz parte do Plano de Ajuste Fiscal da Prefeitura, que tem como objetivo medidas no controle e o corte de despesas internas visando economia ao cofre público municipal. Além disso, já foi iniciado um robusto processo de modernização e transformação digital nos serviços públicos e processos internos. As medidas têm o objetivo de ampliar os investimentos na cidade, possibilitando à gestão a capacidade de atuar como indutora do desenvolvimento econômico e social no momento de retomada da economia.

“Nós estamos atingindo o objetivo nosso do grupo, que é exatamente de tentar melhorar a eficiência do nosso estado, melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuir as distâncias sociais. É com esse trabalho que nós, empresários, estamos fazendo, se envolvendo também com a com toda essa questão de gestão, com os objetivos de desenvolver Pernambuco. O nosso grupo tem como preocupação básica o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida. Esse projeto que fizemos com o Instituto Áquila e a Prefeitura de Recife tiveram esses objetivos, de melhorar a eficiência e a gestão. O prefeito evidentemente teve a capacidade de enxergar isso e vimos resultados que foram excepcionais”, afirmou o presidente do conselho do Movimento Atitude, Guilherme Ferreira da Costa.

Sobre Cidades Excelentes - A metodologia pioneira do Instituto Aquila foi criada para potencializar a eficiência da gestão pública. Para medir o nível de excelência de um município, foi criado o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA),  plataforma de tecnologia e inteligência artificial, que reúne dados públicos das 5.570 cidades brasileiras. Em constante evolução, a ferramenta tem 62 indicadores, monitorados em tempo real, organizados em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; e Sustentabilidade. 

O livro Cidades Excelentes, cuja segunda edição acaba de ser lançada, apresenta vários avanços, como a incorporação do conceito de Governança ao eixo de Eficiência Fiscal e Transparência, o novo pilar da Sustentabilidade e a parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Aos gestores públicos, a metodologia Cidades Excelentes e o IGMA oferecem um universo amplo, robusto e completo para apoiar a tomada de decisão, transformar a administração pública e oferecer serviços com mais qualidade para a população. Tudo isso para impulsionar o ciclo virtuoso de desenvolvimento humano em nosso país.

Sobre o Instituto Aquila - O Aquila é uma consultoria especializada em gestão por resultados, presente no ranking FDC das multinacionais e mapeada pelo relatório Source Global Research, instituição britânica de referência em pesquisas no segmento.

Com escritórios no Brasil, Suíça, Austrália, Colômbia e Portugal, nos últimos 11 anos, atendeu +830 clientes dos mais diversos ramos de atividade, e soma 2.200 projetos, executados em 22 países. São mais de 500 profissionais capacitados em seis expertises técnicas, atuando com consultoria, treinamento e tecnologia de gestão para os setores público e privado. Pioneiro, o Aquila ainda é responsável pelas metodologias 8 Passos da Excelência e Cidades Excelentes.