NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 10.11.22 - 20h26

Recife é a primeira cidade do Nordeste e a quarta no Brasil com 100% de cobertura 5G da TIM

img_alt

Durante evento nesta quinta-feira (10), o prefeito João Campos recebeu a placa “Cidade Amiga do 5G”, alusiva à ampliação da disponibilidade do serviço de internet móvel de quinta geração. Na cidade, telefonia vai instalar 160 antenas até o fim do ano. (Foto: Iggor Gomes/PCR)

 

 

Sede de um dos maiores ecossistemas de tecnologia e inovação da América Latina, o Porto Digital, o Recife é a primeira cidade do Nordeste e a quarta no Brasil a ter disponível o sinal 5G em todo o município, ofertado pela TIM. Até o final deste ano, a empresa de telefonia vai instalar 160 antenas em todas as regiões, dez vezes mais que preconiza a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso vai permitir 100% de cobertura móvel da quinta geração em todos os 94 bairros do município. Atualmente, 110 equipamentos já estão em funcionamento na capital pernambucana. Para celebrar essa marca, o prefeito João Campos recebeu, nesta quinta-feira (10), a placa “Cidade Amiga do 5G” e destacou a importância dessa tecnologia para o desenvolvimento da cidade e serviços públicos.

 

"Certamente, pouquíssimas cidades no Brasil e no mundo têm essa oportunidade. Isso é um ganho de qualidade para diversos serviços e setores da economia que dependem de conectividade. Isso mais uma vez posiciona o Recife como uma cidade competitiva e tendo um diferencial enorme no Nordeste. A TIM escolheu quatro cidades e Recife é a única do Nordeste. A gente sai na frente consolidando nossa competitividade", afirmou João Campos. "Desde o primeiro momento, a gente buscou fazer toda a atualização normativa da cidade. Quando a gente viu a legislação 5G e o processo de concessão avançando no Brasil, a gente já fez essa adequação. Hoje, a gente tem uma lei específica, tem um decreto que regulamenta e tudo isso traz segurança jurídica", acrescentou o prefeito do Recife, destacando a Lei Municipal 18.285/2016, atualizada e sancionada em fevereiro deste ano.

 

O prefeito do Recife explicou que a cobertura 5G em toda a cidade vai possibilitar maior eficiência e melhoria dos serviços públicos à população. Para tanto, ele citou a iniciativa de telegestão da iluminação pública no município. “A gente sabe que o grande diferencial do 5G é a capacidade da internet das coisas (IoT). A gente hoje tem um projeto para chegar a 50 mil pontos de telegestão na cidade vinculados à iluminação pública e já temos mais de 10 mil desses instalados. O que é isso? A gente controla a dimerização, se aquele ponto está com falha ou não de energia, se deve estar ligado ou desligado. Tudo isso quando associa o 5G”, explicou João Campos. “Com certeza é um grande diferencial que a gente vai experimentando com o tempo”, completou.

 

Além do Recife, Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também já contam com tecnologia de quinta geração em todos os bairros. As demais capitais do Nordeste também estão com o sinal 5G da TIM em áreas específicas e com planos de expansão em andamento.

 

O CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, celebrou o marco e destacou que o caráter inovador do Recife está em sintonia com os pilares da companhia. “O Recife é muito relevante para a TIM, tanto no contexto regional, quanto nacional. Temos aqui a sede da companhia no Nordeste, parte relevante da nossa base de clientes e parceiros muito importantes para a nossa operação. Diante disso, nos dedicamos para que o sinal do 5G puro estivesse disponível o mais rápido possível para todas as regiões da cidade”, afirmou o executivo, que entregou ao prefeito João Campos a placa “Cidade Amiga do 5G”.

 

“O 5G será um propulsor fundamental para uma grande transformação tecnológica e social, impulsionando negócios e realidades. Queremos colaborar para que essa evolução tecnológica contribua com a vida das pessoas e com a sociedade em diferentes sentidos”, concluiu Griselli.