NOTÍCIAS

Cultura | 10.12.11 - 20h00

Parque da Jaqueira recebe 1º Pólo de Educação Ambiental Vivenciada

[caption id="attachment_11574" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Lú Streithorst"][/caption]

Atividade contou com a apresentação do projeto Meio Ambiente e Brincadeiras - Contando e Cantando Histórias
 
Por Pablo Ravel

Com objetivo de aproximar a população dos paques e praças da Cidade, e sensibilizar sobre a importância da educação ambiental, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), lançou, na tarde deste sábado (10), no Parque da Jaqueira, o 1º Pólo de Educação Ambiental Vivenciada (PEAV). Temas como arborização urbana, unidades protegidas e mudanças climáticas são abordados no projeto, que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; Secretaria de Saúde; Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB); Autarquia de Saneamento do Recife (SANEAR) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Além do Parque da Jaqueira, o Jardim Botânico do Recife é outra unidade de conservação na qual será implantado um PEAV, a partir da próxima quinta-feira (15).

O secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues,  deu início a atividade, que contou com a apresentação do projeto Meio Ambiente e Brincadeiras - Contando e Cantando Histórias. Esta é a primeira experiência de educação ambiental vivenciada em espaços públicos, onde a iniciativa é atrair as crianças, que são um fiéis condutores para trazer também os pais para dentro do projeto, para que se crie esta nova cultura ambiental, de paz, onde vamos afiando um discurso para que todos tenham conciência da importância do meio ambiente, uma grande preocupação desta obra que o prefeito João da Costa vem construindo dentro da Cidade do Recife, afirmou o secretário.

A estudante Brenda Oliveira da Silva, de apenas 9 anos, disse ter gostado muito da atividade e até recitou um poema sobre a natureza durante uma brincadeira. Minha natureza, você está sofrendo com a poluição e a destruição. Fico triste só em saber, e por isso quero dizer, que te amo de paixão. Natureza é ternura. Natureza é beleza. Natureza é pureza. O vigilante Julianor de Oliveira, pai de Brenda, ficou muito satisfeito com a iniciativa do projeto. Vim por acaso hoje a tarde aqui no parque e achei muito boas as atividades. Acho muito importante e válido que exista este tipo de educação ambiental desde cedo para as crianças, finalizou Oliveira.

Pólo de Educação Ambiental Vivenciada - Caracterizado como um projeto que busca a participação permanente da sociedade civil, o PEAV tem como principal objetivo aproximar a população dos parques e praças da cidade,disseminando os conhecimentos e sensibilizando os visitantes à necessidade de proteger o patrimônio natural. A interação com o público será por meio de atividades como trilhas, contação de histórias, peças teatrais e exposições de vídeos e fotografias. A atividade do PEAV no Parque da Jaqueira é nas sextas e sábados, de 9h às 11h e de 14h às 16h. No Jardim Botânico, o Pólo estará aberto de terça a sexta-feira das 9h às 15h.