NOTÍCIAS

Cultura | 10.12.12 - 12h54

Gestores do Recife discutem educação inclusiva nesta segunda e terça-feira

O “I Curso de Formação de Gestores Municipais do Recife em Educação Inclusiva” está sendo realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena

Cerca de 300 gestoras de escolas municipais se reuniram, na manhã desta segunda-feira (10), para discutir a transformação dos sistemas inclusivos que possam atender às demandas dos estudantes com necessidades educacionais específicas. O “I Curso de Formação de Gestores Municipais do Recife em Educação Inclusiva” segue até esta terça (11), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

A abertura aconteceu por volta das 8h, pela gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação municipal, Suzana Brainer. “Pela primeira vez, estamos fazendo uma formação desse porte, com carga horária de 16 horas/aula. Nesse encontro, teremos mais tempo de estudar temas amplos e específicos, sempre debatendo a educação inclusiva e maneiras de melhorá-la”, pontuou a gerente.

Pelo menos um representante de cada escola municipal que atende a estudantes com necessidades especiais compareceram ao evento. Vice-dirigente da Escola Municipal Lagoa Encantada, situada no bairro de mesmo nome, Mauricéia Silva, evidencia a importância do estudo. “Vamos sair mais esclarecidos em relação às leis e ao melhor atendimento que devemos oferecer a esses alunos”, explica. Na unidade educacional citada, há cerca de 10 estudantes com necessidades especiais.

Outra gestora presente foi a vice-dirigente da Escola Municipal Engenheiro Guilherme Diniz (Ibura), Patrícia Gonçalves. Ela acredita que o curso só tem a acrescentar na sua formação acadêmica. “A capacitação vai cobrir lacunas de nossa formação acadêmica”, reflete.

O encontro vai trazer parceiros para ministrar palestras específicas aos gestores, como a AACD. As palestrantes Roberta Sarmento, Luciana Martins, Paola Corera e Maria Aparecida Chaves vão falar sobre “Estratégias e Adaptações de Pessoas com Deficiência Física no Ambiente Escolar”, na manhã desta terça-feira (11).