NOTÍCIAS

| 10.12.12 - 12h47

Gil Vicente celebra 40 anos de carreira com exposição no Museu Murillo La Greca

[caption id="attachment_29377" align="alignleft" width="334"] Dois s salões do Museu foram ocupados pelos trabalhos do artista consagrado. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

A mostra que traz ensaios e desenhos da época de estudante, fica em cartaz até março de 2013

O Museu Murillo La Greca foi o destino de muita gente no fim da tarde deste domingo (9). O motivo de quem compareceu ao equipamento cultural era conferir a exposição “Gil Vicente: Estudos e Rabiscos”. Além da arte de Gil, que celebra 40 anos de carreira, o público foi brindado também com um show da bandavoou.

Dois dos três salões do Museu foram ocupados pelos trabalhos do artista consagrado e admirado pelos colegas de profissão como José Cláudio e Dayse Pontes, que foram prestigiar a mostra. “Já tinha visto muita coisa que está exposta aqui, mas também há ensaios e obras que eram inéditas pra mim. Considero Gil um exímio desenhista e uma referência. É sempre um prazer ver seus trabalhos”, elogiou Dayse.

Com curadoria da gestora do La Greca, Bruna Pedrosa, a exposição apresenta as inspirações, técnicas e trajetória de Gil Vicente desde a época em que começou a desenvolver seus traços na Escolinha de Arte do Recife, proporcionando um maior entendimento do processo criativo ao mesmo tempo em que realiza um desejo do autor.

Na década de 80, a Fundaj realizou uma mostra chamada ‘Rabiscos’ com os trabalhos de José Cláudio, depois João Câmara e alguns outros artistas. Eu achei uma maravilha e fiquei por muitos anos com isso na cabeça, pois tinha vontade de mostrar meus riscos, meus ensaios. Quando Bruna me fez o convite, aceitei desde que chamasse Rabiscos!”, contou Vicente, entre risos.

Atendida a “exigência”, depois de seis meses - tempo que durou a escolha das peças, o resultado é cerca de 150 trabalhos que expressam desde o esforço para atingir a perfeição da obra finalizada até o humor de Gil Vicente. “É uma honra encerrar o ano com essa mostra que já na abertura atrai tantos olhares e que traz à cena coisas as quais muitos profissionais têm receio de mostrar que é o início de tudo. Mas a parte mais bonita disso é enxergar que com vontade e esforço, se chega à perfeição, ao êxito”, afirmou Bruna. A exposição pode ser vista até 10 de março de 2013, de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados e domingos, das 13h 17h.

Portal – A exposição integra a programação do lançamento do Portal Artes Visuais Recife, criado pela Gerência de Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que acontece no próximo dia 12 de dezembro. “O site foi pensado para reunir informações que possam reconstruir a memória de eventos das artes visuais desenvolvidos pela Prefeitura do Recife. É um carinho com o SPA das Artes pelos seus 10 anos de existência e, claro, com outras atividades como a Semana de Fotografia, Revela Design e Diálogos entre Arte e Público.”, ressaltou a editora do portal, Eva Duarte. Confira a programação abaixo:

Semana de Lançamento do Portal Artes Visuais Recife: recifeartesvisuais.org

10 a 14/12 - das 13h às 17h – Oficina Laboratório Acidum - Centro de Formação em Artes Visuais - CFAV e MAMAM do Pátio. As inscrições estão abertas até sexta-feira (07) através do envio de currículo resumido para o cfav.recife@gmail.com.

13/12 - 16h - Performance e lançamento do catálogo “Artérias”, de Christina Machado - Hospital Ulysses Pernambucano

13/12 - 20h - Diálogo entre arte contemporânea & gastronomia com Shima e Beth da Matta - Espaço Iraq (Rua do Sossego, 170, Boa Vista)

15/12 - Lançamento do Portal Artes Visuais Recife, com tarde performática no Museu Murillo La Greca.

Serviço:
Exposição “Gil Vicente: Estudos e Rabiscos”Onde: Museu Murillo La GrecaEntrada gratuitaVisitação até 10 de março de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos das 13 às 17h. Museu Murillo La Greca
R. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 36652060-030 Parnamirim, Recife – PE
Fone: (81) 3355-3126  / (81) 3355-3127