NOTÍCIAS

Cultura | 10.12.12 - 15h42

Representante do Corpo de Bombeiros da Alemanha vem ao Recife conhecer atuação da Codecir

[caption id="attachment_29386" align="alignleft" width="334"] As áreas de morro foram visitadas após a palestra no edifício-sede da prefeitura.Foto: Carlos Augusto[/caption]

A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) recebeu um convidado especial na manhã desta segunda-feira (10). Trata-se do comandante-adjunto do Corpo de Bombeiros da cidade de Dortmund (Alemanha), Detlev Harries, que está na cidade para conhecer a atuação do órgão municipal. Na ocasião, a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, apresentou o Modelo de Gestão de Risco desenvolvido no Recife, por meio do Programa Guarda-Chuva. Em seguida, a autoridade foi levada a duas áreas de morro na Zona Norte para conferir de perto obras de contenção de encosta e aplicação de gel.

O convite surgiu em setembro, quando representantes da Codecir estiveram na Alemanha para participar do Workshop Prevenção de Riscos por Entidades Não-Policiais, promovido pelo Departamento Federal de Defesa Civil da Alemanha e pelo grupo Engagement Global. “Conhecemos Harries neste evento sobre defesa civil, onde foi discutido, entre outras coisas, os procedimentos operacionais em grandes eventos esportivos. Ele teve um papel importante em 2006 quando o mundial foi realizado na Alemanha e também esteve na África do Sul para repassar essa experiência. Como o Recife é uma cidade-sede, acredito que esse diálogo vai ser muito valioso para nós”, ressaltou Keila Ferreira.

Após a palestra, realizada no 12º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife (Bairro do Recife), o bombeiro alemão foi levado até a Rua Camboriú (Vasco da Gama), onde pode conhecer duas obras de contenção, drenagem e escadaria, realizadas pela PCR. Em seguida, a comitiva visitou pontos de encostas localizados no Córrego José Grande (Alto José Bonifácio), onde foram aplicados o gel impermeabilizante, produto utilizado pioneiramente pela Defesa Civil do Recife para impermeabilização das barreiras do e, deste modo, evitar deslizamentos.

“É muito interessante participar de encontros como este. Vivemos em cidades com diferenças geográficas, climáticas, sociais, etc; por esse motivo é sempre válido trocar experiências. Não sabia, por exemplo, que o Recife dispunha de um mapeamento tão complexo em relação às áreas de morro”, destacou Detlev Harries, que na quinta-feira (13) será recebido pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco, localizado na Avenida João de Barros.