NOTÍCIAS

Cultura | 10.12.14 - 15h22

Banda Sinfônica do Recife e Coral Pró-Criança abrem a programação do Ciclo Natalino da capital

Até o dia 6 de janeiro diversas atrações se apresentarão nos polos da cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Um natal para apreciar as manifestações culturais mais tradicionais do Natal. Essa é a proposta da programação do Ciclo Natalino 2014 que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, preparou. A abertura da programação acontece nesta quinta-feira (11), a partir das 18h30, com a apresentação da Banda Sinfônica do Recife e do Coral Pró-Criança, na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Na ocasião, o prefeito Geraldo Julio inaugura a decoração natalina do bairro.

Até o dia 6 de janeiro, o recifense vai poder conferir o que de melhor existe na cultura popular local em apresentações e shows distribuídos nos polos da cidade. São pastoris, bois, cirandas, orquestras, corais, cocos de roda, entre outras atrações. Ao todo serão 14 pólos, entre natal e réveillon: Pátio de São Pedro, Sítio Trindade, Parque Dona Lindu, Praça do Arsenal, Acaiaca, Pina e os descentralizados em Beberibe, Várzea, Ibura, Macaxeira, Jardim São Paulo, Brasília Teimosa, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição.

No quadro de atrações estão, entre outros nomes, a Orquestra Contemporânea de Olinda, Orquestra Som Brasil, o Pastoril Estrela Brilhante, A Trombonada, a Orquestra do Maestro Adelmo Apolônio, o Pastoril Profano do Velho Xaveco, o Cavalo Marinho de Mestre Batista, os Blocos Líricos "O Bonde" e "Pierrot de São José", além de Lucas e Orquestra de Prazeres. Em alguns polos haverá programação voltada para a criançada com as apresentações iniciando às 16h, como o Sítio Trindade. No dia 19 de dezembro destaque para a Cantata Natalina que será realizada no Paço do Frevo, no Pólo do Arsenal, no Bairro do Recife.

No réveillon, os pólos do Acaiaca, Pina, Morro da Conceição, Lagoa do Araçá e Ibura animarão a passagem de 2014 para 2015 com muita música. Spok Frevo Orquestra, Alceu Valença, Monobloco, Almir Rouche, Maestro Forró, André Rio, Patusco, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Maestro Duda e Nena Queiroga são alguns dos nomes que terão a missão de fazer os recifenses receberem o novo ano com muita festa até as primeiras horas da madrugada do dia 1º de janeiro. No dia 6 de janeiro, a tradicional Queima da Lapinha acontece nos pólos do Pátio de São Pedro e Sítio Trindade que receberão o público com diversos pastoris, orquestra, blocos líricos e reisado.

Decoração - A Avenida Rio Branco, ponto histórico e turístico do Recife, é o endereço da árvore de Natal da cidade. Com 22 metros de altura, ela terá estrutura metálica, toda revestida com placas de policarbonato, nas cores amarelo e branco. Iluminada internamente com LED, o que permite economia de energia, a árvore é composta por chapas de policarbonato aveolar, material leve que garante um belo efeito visual.

A Avenida Rio Branco também contará com iluminações em forma de constelações. Outras novidades foram planejadas para o local, como os parklets, que são pequenas áreas de estar, e um grande tablado para apresentações, ambos produzidos com paletes. Além disso, totens iluminados e pingos de luz estarão montados ao longo da Avenida Marquês de Olinda e em toda extensão da Rua da Moeda. No Marco Zero, quatro grandes elementos cenográficos compostos de ícones em círculos de policarbonato, iluminados internamente, vão reforçar a beleza de um dos mais famosos cartões-postais da cidade. Já na Praça do Arsenal, fios de luz, com lâmpadas e refugo de policarbonato, irão fechar o círculo das palmeiras permitindo uma iluminação especial nas árvores do entorno da praça.

Seguindo a mesma linha cenográfica, a Rua Bom Jesus também recebe elementos aéreos, cruzando toda a via. No Cais do Apolo, um arranjo de fios de luz, em agrupamentos de três postes, vai decorar e iluminar o local. As pontes do Recife ganharão iluminação cenográfica que serão refletidas nas águas do Capibaribe. O projeto da decoração natalina do Recife é assinado pela design Bete Paes, que teve como foco a sustentabilidade, trabalhando com materiais de grande efeito visual e baixo custo.

Confira aqui a programação do Ciclo Natalino do Recife.

Serviço:
Abertura do Ciclo Natalino do Recife e Inauguração da Decoração
Quando: 11 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Avenida Rio Branco, Bairro do Recife