NOTÍCIAS

Cultura | 10.12.14 - 15h41

PCR interdita dois estabelecimentos na Zona Norte

As vistorias aconteceram em parceria com o Corpo de Bombeiros e constataram várias irregularidades. (Foto: Cortesia)

A Prefeitura do Recife realizou, através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e em parceria com o Corpo de Bombeiros, novas vistorias à casas de festas na cidade. Na manhã desta quarta-feira (10), dois estabelecimentos foram interditados, na Zona Norte. A Arena Show Bar e o Pagode da Pressão, ambos na Avenida Beberibe, apresentavam irregularidades, de acordo com os bombeiros, e não atendiam às normas do decreto municipal 27.248/13. Todos eles deverão pagar uma multa no valor de R$ 6.420,17 pelo descumprimento das normas.

Os fiscais da 2ª Gerência Regional e o Corpo de Bombeiros constataram, no Pagode da Pressão, irregularidades na sinalização e iluminação das saídas de emergência, a capacidade da casa não estava fixada na entrada e o alvará do Corpo de Bombeiros estava vencido. Dessa forma, o decreto municipal 27.248/13, que prevê que bares, boates e casas de festa obedeçam normas de segurança, não estava sendo cumprido. Entre as normas exigidas estão o atestado de regularidade dos bombeiros e saídas de emergências bem sinalizadas. Já a Arena Show Bar não apresentava o alvará do Corpo dos Bombeiros e também não obedecia o decreto municipal.

Para Rosa Macêdo, chefe de fiscalização da Secon, "as ações são fundamentais para a segurança da população e, por isso, secretaria vem atuando de maneira intensa na fiscalização dos estabelecimentos". No entanto, os clientes têm papel fundamental nesse processo. O telefone para denúncias é o 3355.2121. Desde fevereiro de 2013 a Secon vem realizando um trabalho contínuo de fiscalização de casas de festa, boates e casas de festas infantis, visando garantir a segurança da população e dos frequentadores. Ao todo, já foram 128 estabelecimentos vistoriados com 48 interdições. Destes, 18 ainda não estão autorizadas a retomar suas atividades.