NOTÍCIAS

Juventude | 10.12.15 - 18h10

Concluintes dos cursos profissionalizantes expõem trabalhos em evento de encerramento

Entrega de certificados para os mais de 3 mil formandos também será realizada nesta segunda-feira (14), no pavilhão do Centro de Convenções

Uma grande exposição com trabalhos e produtos desenvolvidos pelos alunos concluintes dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura do Recife vai ocupar o pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, nesta segunda-feira (14), das 14h às 22h. O evento, promovido pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, também contará com a entrega simbólica de certificados para os mais de 3 mil formandos, além de apresentações culturais e natalinas.

A exposição estará dividida em estandes e barracas de feirinhas, ocupando uma área de cerca de 10 mil metros quadrados. Os produtos serão comercializados e podem ser uma boa opção de lembrança para as festas de fim de ano. Serão expostos trabalhos de diversos cursos, como artes, cabeleireiro, corte e costura, confeitaria, culinária, doces e salgados, entre outros.

"A experiência de realizar esse tipo de exposição, no final do primeiro semestre deste ano, fez tanto sucesso que os próprios alunos e professores solicitaram a ampliação do espaço", explica o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora.

Entre as atrações culturais, está a apresentação de pastoril dos alunos da Associação Pestalozzi do Recife, que é voltada para pessoas com deficiência intelectual; dos estudantes dos cursos de línguas (espanhol e inglês); e do coral da Fundação Filadélfia. No local, também haverá arrecadação de presentes para serem entregues ao abrigo de idosos Lar dos Humildes. 

Uma decoração natalina também foi especialmente montada para o evento. A árvore de Natal, o presépio, os anjinhos e os enfeites de metal foram feitos pelos alunos do curso de caldeiraria da Escola Profissional Dom Bosco, a partir de iluminação desenvolvida pelo professor do curso de eletricidade predial da mesma escola. Os alunos dos cursos de artesanato criaram os adereços para a árvore de Natal, alguns com materiais reaproveitados.

Quem estiver pelo local também poderá se inscrever no Sistema Nacional de Empregos para vagas do mercado de trabalho. Para isso, é necessária a apresentação da carteira de trabalho.

A rede profissionalizante do Recife é formada por 17 escolas que oferecem, a cada semestre, cerca de 4 mil vagas para 50 cursos gratuitos. As aulas têm três meses de duração.