NOTÍCIAS

Educação | 10.12.15 - 19h54

Estudantes da Nadir Colaço apresentam trabalhos para familiares de Ariano Suassuna

img_alt

Encontro dos alunos com uma filha e um neto do escritor aconteceu nesta quinta, na feira literária que teve Ariano como tema. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Recital de poesias, alfabeto com fonte armorial, desenhos, frases, fotos, gincana e programa de rádio sobre a vida e a obra do escritor Ariano Suassuna. Assim foi o dia dos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Nadir Colaço, na Macaxeira, onde aconteceu a 2ª Flinac - Festa Literária da Nadir Colaço, com o tema Para sempre Ariano. Nesta quinta-feira (10), os estudantes ainda tiveram a honra de mostrar os trabalhos feitos ao longo do ano para Mariana e João Suassuna, respectivamente filha e neto do romancista, dramaturgo e professor.

No início da manhã, os estudantes foram recepcionados ao som de músicas armoriais e recitaram poemas escritos pelo paraibano radicado em Pernambuco. Depois eles participaram da Olimpíada Cultural Ariano Suassuna, em que foram feitas perguntas sobre a vida e a obra do escritor que faleceu em 2014. "Pesquisei muito sobre Ariano e assisti ao filme Auto da Compadecida. Ri muito com as palhaçadas de João Grilo e as mentiras de Chicó", contou Rhaíra Suelly da Silva, 11 anos, aluna do 6º ano que ficou em terceiro lugar ao responder perguntas sobre a vida do romancista. Ela e os demais estudantes que acertaram mais respostas sobre a biografia de Ariano e sobre o Auto da Compadecida receberam medalhas e livros como premiação.

Os prêmios foram entregues por Mariana e João Suassuna, que se disseram honrados por ver tantas homenagens a Ariano na rede municipal de Ensino do Recife, que teve como tema do ano letivo 2015 "Ariano Suassuna: educação, cultura, memória e identidade". "É uma alegria muito grande saber que vocês passaram o ano aprendendo sobre a vida e a obra de Ariano. Ele gostava tanto de ensinar que, quando se aposentou da Universidade Federal de Pernambuco, na década de 90, começou a fazer aula espetáculo para difundir seu pensamento para todo o Brasil. Hoje as ideias dele estão presentes em todos nós e agora também em vocês", disse João, que é secretário-executivo de Juventude do Estado.

Ariano Suassuna ainda foi duplamente homenageado pelo estudante Jason Gibson, 16, do 9º ano, que além de recitar um poema que fez sobre o escritor, ainda estava vestido com a blusa do Sport. "Ariano era rubro-negro doente, por isso hoje eu vim com a camisa em homenagem a ele. Desde o começo do ano que a gente pesquisa e faz trabalhos sobre ele. Ariano é uma referência aqui no Brasil".

A professora de português Verônica Sá também recitou um poema que escreveu sobre Ariano. "Li com meus alunos dos 7º e 8º anos o livro A história de amor de Fernando e Isaura. Com ele trabalhamos a transposição de gêneros: os alunos tiveram que fazer poemas a partir desse romance", explicou a docente.

"O ambiente escolar era uma das coisas que papai mais gostava. Ele amava estar junto com estudantes e professores. É uma alegria muito grande para a nossa família estar hoje nesta escola vendo todas essas homenagens ao meu pai. Acho muito importante vocês terem acesso às obras dele e ao que ele mais gostava, que é a cultura brasileira", afirmou Mariana Suassuna, que depois ainda foi sabatinada, junto com João, com perguntas feitas pelos alunos sobre a vida pessoal de Ariano, já que, nas pesquisas, os estudantes encontraram muito material apenas sobre a vida profissional dele.