NOTÍCIAS

Saúde | 10.12.15 - 18h21

Prefeitura capacita mais de 700 profissionais de esportes e educação para combate ao Aedes aegypti

Formação faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito e acontece das 8h às 18h30, na Madalena

Dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, anunciado pelo prefeito Geraldo Julio, esta semana, serão capacitados, nesta sexta-feira (11), mais de 700 profissionais das áreas de educação, esporte e lazer, para atuarem no combate ao mosquito. O curso começa às 8h, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, e vai até o final da tarde. O Aedes aegypti transmite os vírus causadores da dengue, chikungunya e zika, esta última relacionada aos casos de microcefalia recém-diagnosticados.

Pela manhã, das 8h às 12h, serão capacitados 400 profissionais do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC-Recife) e do Programa Segundo Tempo (PST), entre coordenadores de núcleo, agentes sociais e monitores. A ideia é criar uma "brigada de esporte e lazer" para reforçar o enfrentamento ao mosquito, realizando campanhas educativas para disseminar informações entre os usuários. O Plano prevê também mutirões de combate ao Aedes aegypti  no entorno das residências dos alunos do PELC e PST. Ambos os programas são gerenciados pela Secretaria de Esportes do Recife.

O trabalho continua à tarde, reunindo cerca de 300 gestores e vice-gestores de todas as escolas, creches e creches-escolas da rede municipal do Recife. O grupo se dividirá em três turmas, das 13h às 18h30. Cada equipe participará de uma hora e meia de formação. A gerente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Recife, a médica, Zelma Pessoa, que ministrará a capacitação da tarde, abordará desde a história da entrada do mosquito no país, passando por sintomas das doenças causadas pelo mosquito, definição de microcefalia e uma apresentação do Plano Emergencial de Enfrentamento do Mosquito Aedes aegyti do Recife. 

Ainda este mês, será realizada uma campanha educativa nas escolas, junto aos estudantes, na última semana de aula. A campanha será retomada e intensificada no início do ano letivo de 2016, com palestras nas unidades de ensino municipais para os alunos e também para os pais.

Como está em período de matrícula, a Secretaria de Educação inseriu conteúdo informativo no site onde é feita a reserva das vagas. A temática será inserida também nas mais diversas atividades realizadas nas escolas: feira de ciências, trabalhos escolares e eventos. Em janeiro, durante o período de férias escolares, a Secretaria de Saúde do Recife vai realizar vistorias nas escolas, creches e creches-escolas municipais, para eliminar focos do Aedes aegypti.

Além disso, a Prefeitura realizou uma articulação junto ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), para sensibilizá-los a respeito da importância de realizar campanhas educativas nos colégios particulares. No total, 642 instituições privadas de ensino e 150 mil alunos poderão se engajar na luta contra o mosquito.

Integração -  Lançado pelo prefeito Geraldo Julio na última segunda-feira (7), o Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti integra o trabalho de 19 secretarias e órgãos municipais, que estão desenvolvendo 43 ações paralelas para reforçar as medidas já realizadas pela Secretaria municipal de Saúde. Entre as principais ações anunciadas estão a nomeação imediata de oito profissionais de saúde para trabalhar especificamente nas doenças transmitidas pelo mosquito, garantia da assistência às gestantes com suspeita de bebês com microcefalia, mobilização de 500 voluntários do programa Transforma Recife, mutirões de limpeza de entulhos e campanhas educativas.

Desde que foi publicado, no Diário Oficial do Recife, o Decreto n° 29.279, no último dia 1º, que define que a cidade está em "Situação de Emergência", para conter a proliferação do mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura já garantiu diversos apoios no combate ao mosquito transmissor. Já foram realizadas parcerias com o Exército Brasileiro, que disponibilizou cerca de 200 homens e mulheres para um trabalho de rua; com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), com a Igreja Católica e igrejas evangélicas, com o Banco do Brasil, com a Associação de Indústrias da Panificação de Pernambuco (AIPP) e com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco (Sindipão).

Serviço:

O quê: Capacitação de 700 profissionais das áreas de educação, esporte e lazer para atuarem no combate ao Aedes aegypti

Quando: Sexta-feira (11), a partir das 8h

Onde: Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire - Rua Real da Torre, 299, Madalena