Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 10.12.18 - 17h18

Orquestra Sinfônica do Recife realiza último Concerto Oficial de 2018 nesta quarta-feira (12)

img_alt

A Orquestra Sinfônica do Recife estará no Teatro de Santa Isabel amanhã (11) e quarta-feira (12). Às 10h, desta terça-feira, o maestro Marlos Nobre e o todo grupo vão realizar uma aula-espetáculo pelo projeto Concertos para a Juventude. No dia seguinte, às 20h, acontecerá o último concerto oficial e gratuito de 2018 (Foto: Andréa Rêgo Barro/ArquivoPCR)

 

Quem quiser ver a Orquestra Sinfônica do Recife ainda este ano, basta se dirigir ao Teatro de Santa Isabel, por volta das 19h, na próxima quarta-feira e adquirir o ingresso gratuito na bilheteria. O último concerto oficial do ano terá início às 20h do mesmo dia. Já amanhã (11), o maestro Marlos Nobre e os músicos da Orquestra vão assumir os papéis de professores e realizar uma verdadeira aula-espetáculo para estudantes de diversas instituições pelo projeto Concertos para a Juventude, também no Santa Isabel, às 10h. Nos dois dias, programa vai ser composto pela Abertura Egmont, Op 84, de Ludwig Van Beethoven (1770-1827); além da Sinfonia nº 8 em Fá Maior, Opus 93, do mesmo gênio que marcou a história da música erudita.

Segundo o maestro Marlos Nobre, no início do século XIX, uma importante fonte de renda dos compositores era o Teatro Popular, principalmente na Alemanha e na Itália. Mesmo Beethoven, dedicava-se de tempos em tempos à música de cena para aumentar a sua receita. Entretanto, com sua genialidade, independentemente da motivação, dificilmente Beethoven não entregava uma obra de qualidade exemplar. “As aberturas que Beethoven escreveu são composições que, além de música de teatro, asseguram sua existência própria como obras-primas sinfônicas independentes no repertório sinfônico universal em nosso tempo. É este, também, o caso da célebre Abertura Egmont Opus 84, composta em 1910, como música de cena para a tragédia de Goethe”, explica o maestro sobre a primeira obra a ser apresentada no último concerto oficial da temporada.

A segunda composição a ser executada pela Orquestra Sinfônica do Recife, Sinfonia nº 8, foi escrita durante o verão de 1912, mesmo ano da famosa “Carta à Amada Imortal”, escrita pelo compositor em 6 e 7 de julho. Segundo Nobre, a vivacidade e a força dramática do 1º movimento (Allegro vivace e con brio) demonstram a maneira nova e vital do compositor ao tratar elementos antigos. E complementa: “segue-se o segundo movimento inspirado numa criação improvisada por Beethoven durante um alegre jantar com seu amigo Maelzel - o inventor do metrônomo - que tantos serviços prestou ao compositor. Trata-se de uma prova do espírito humorístico de Beethoven cuja imagem ficou sempre associada a um carrancudo e intratável personagem”.

Para assistir ao concerto da próxima quarta-feira, basta chegar uma hora antes do espetáculo para retirar o convite na bilheteria no teatro. Já a aula-espetáculo da terça-feira, parte do projeto Concertos para a Juventude, exige inscrição prévia pelo telefone: 3355-3323.

 

Serviço

Concertos para Juventude

Data: Terça-feira, 11 de dezembro
Horário: 10h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Inscrições: 3355-3323

Último Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica do Recife 

Data: Quarta-feira, 12 de dezembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Informações: 3355-3322