NOTÍCIAS

| 10.12.21 - 12h57

Gov In Play acende discussão sobre inovação aberta dentro dos ambientes governamentais

Promovido pela Prefeitura do Recife e Governo do Estado, as inscrições para participar do evento continuam abertas. O tema deste ano é: Como o governo inova para acompanhar as transformações do mundo?

 

De 15 a 17 de dezembro o Bairro do Recife, um dos mais importantes polos da tecnologia nacional, abre as portas para a terceira edição do Gov In Play. O evento de inovação aberta traz como tema central a pergunta: Como o governo inova para acompanhar as transformações do mundo? A realização do Gov In Play é da Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo de Pernambuco, e, diferente do ano passado, acontecerá presencialmente. Palestras e oficinas serão realizadas no Museu Cais do Sertão, durante todo o dia. A programação completa e as inscrições já estão no site: Gov In Play 2021. O evento é organizado pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI - PE).

Para a abertura da jornada de informações, a mesa debatedora receberá a palestra que leva o mesmo nome do tema do evento. Para discutir e trocar ideias sobre como os governos têm empreendido ideias inovadoras dentro das políticas públicas no universo digital estarão na primeira rodada de debates: Rafael Figueiredo, secretário executivo de Transformação Digital da Prefeitura do Recife; Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel; Lucas Ramos, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco; e Ila Carrazone, presidente da ATI - PE. 

O Gov In Play vai contar também com a participação de palestrantes convidados, como Daniel dos Anjos, sócio e CEO da Um Telecom, que fará um painel sobre as novas tecnologias e o impacto para as cidades inteligentes; Márcia Araújo, da ScriptCase, que vem falando sobre ferramentas low-code como alternativa para ajudar a contornar o ‘apagão’ de mão-de-obra de TI junto com Luís Fernando Silva, diretor executivo da Accenture do Brasil; e Emanuel Di Matteo, gerente geral para a América Latina da Liferay, que falará sobre as mudanças da cultura organizacional para a geração de ambientes inovadores e para a transformação digital.

Outros nomes também já confirmaram presença, é o caso de Sílvio Meira, Cláudio Marinho e Carlos Alexandria (Serpro). Do Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz de Iguaçu (Paraná), virá o diretor de inovação, Rodrigo Régis, que recebeu recentemente a equipe da Emprel e da Secretaria Executiva de Transformação Digital em visita técnica ao centro paranaense de tecnologia. 

“Estamos vivendo um momento em que a inovação aberta é uma realidade também dentro dos organismos públicos e precisamos estar atentos e envolvidos com as mudanças que a transformação digital vem provocando. Nossas relações de compra e venda mudaram, assim como a forma como consumimos bens e serviços. Isso não é diferente com os organismos públicos. O Gov In Play é um ambiente voltado para conhecer experiências, discutir possíveis soluções e olhar os desafios dentro dos organismos governamentais como oportunidades. Precisamos falar sobre cidadania digital”, explica Bernardo D’Almeida. 

“A transformação digital no Governo tem o potencial de mudar significativamente as relações entre os cidadãos e a administração pública e para isso tem que haver primeiro uma forte transformação cultural e também na infra-estrutura de TI. Tudo isso alinhado às necessidades de negócio do Governo com foco em agilidade na entrega de serviços à sociedade. E é por isso que estamos promovendo já a terceira edição do Gov In Play. Um espaço para debater novas tecnologias, metodologias, estratégias e políticas que promovam a inovação no âmbito governamental e novas práticas para melhorar a eficiência do Governo com economia e resultados ágeis; para debater a colaboração do ecossistema de inovação dentro  do  conceito de Governo como Plataforma”,pontua Ila Carrazzone, presidente da ATI - PE. 

Além das 17 palestras com temas que discutirão sobre inovação aberta dentro dos ambientes políticos e governamentais, os participantes também podem se inscrever para participar das oficinas. As inscrições, que são gratuitas, e a programação completa estão disponíveis no site: Gov In Play