Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.12.21 - 19h32

Prefeitura do Recife leva ações de prevenção das arboviroses para o bairro de Nova Descoberta neste fim de semana

img_alt

Durante as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, devem ser visitados cerca de mil imóveis, além de pontos estratégicos. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A Prefeitura do Recife continua atuando fortemente na prevenção das arboviroses e, neste fim de semana, promove mais um mutirão de controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No sábado (11) e domingo (12), das 8h às 13h, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) farão a inspeção de mil imóveis e pontos estratégicos no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte da cidade.

Os profissionais da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde Recife visitarão 500 imóveis em cada um dos dias. Durante as ações, serão feitas abordagens educativas com a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti e prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças.

Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

Os asaces ainda visitarão 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Eles ainda farão a verificação em três cemitérios: do Barro, da Várzea e no Parque das Flores, em Tejipió. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.