Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.12.23 - 14h32

Aumento de casos e nova de variante demandam reforço da vacina Covid Bivalente

img_alt

Antes indicada apenas para maiores de 18 anos ou 12+ com comorbidade, imunizante agora é recomendado também para pessoas acima de 60 anos (Foto: Divulgação)

Com o recente aumento dos números de casos confirmados de Covid-19, bem como a detecção de uma nova variante da cepa Ômicron e sublinhagens em alguns estados, o Ministério da Saúde publicou nota técnica, na última quarta (6/12), reforçando as recomendações de prevenção e controle da doença, inclusive a importância de mais uma dose de reforço da Covid Bivalente para pessoas acima 60 anos, ou imunocomprometidos acima de 12 anos de idade. A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) segue as orientações e, a partir de hoje (7), já coloca o imunizante à disposição de todo o novo grupo prioritário em 170 salas de vacinação, de segunda a sexta, e em cinco centros de vacinação, de domingo a domingo. Não há necessidade de agendamento e a listagem completa pode ser conferida aqui: https://minhavacina.recife.pe.gov.br/

“É necessário fazer este chamamento da população para este novo esquema vacinal mínimo, devido à atual situação epidemiológica no país. Todos acima de 60 anos, ou mais de 12 anos com comorbidade, devem tomar mais uma dose de reforço da Covid Bivalente, desde que já tenham tomando as duas da monovalente, sendo a última há mais de seis meses”, salienta a coordenadora de Imunização do Recife, Nádia Carneiro. Até então, para receber a Bivalente era necessário ter mais de 18 anos, ou ser acima de 12 anos com comorbidade, e em ambos os casos já ter recebido duas doses da monovalente.

As vacinas para Covid-19 estão disponíveis para todas as pessoas acima de seis meses de idade (na modalidade monovalente), e continuam sendo a melhor medida de prevenção contra a doença e suas sequelas. Todos os recifenses maiores de seis meses de idade podem tomar a vacina para Covid-19 (modalidade monovalente), sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o CPF e o Cartão SUS para as atualizações necessárias. Menores de 18 anos devem ir acompanhados pelos responsáveis, devidamente identificados.

 

Confira como fica o esquema vacinal mínimo para Covid-19:

 

- Pessoas acima de 12 anos imunocomprometidos

Duas doses de vacinas monovalentes + uma dose da vacina Bivalente (com intervalo de 4 meses da última dose) + segunda dose da vacina Bivalente (com intervalo de 6 meses da última dose)

 

- Pessoas acima de 60 anos

Duas doses de vacinas monovalentes + uma dose da vacina Bivalente (com intervalo de 4 meses da última dose) + segunda dose da vacina Bivalente (com intervalo de 6 meses da última dose)

 

- Pessoas acima de 18 anos

Duas doses de vacinas monovalentes + uma dose da vacina Bivalente (com intervalo de 4 meses da última dose)