Observatório aponta crescimento do emprego e do empreendorismo individual no Recife
O balanço de novembro do Observatório do Trabalho do Recife contabilizou mais de seis mil empregos gerados
O último balanço do Observatório do Trabalho do Recife (novembro) reafirma uma tendência de crescimento do emprego e do Programa do Empreendedor Individual (EI) na capital pernambucana. O empreendedorismo possui mais que o dobro de participantes no Recife em relação ao ano anterior. Além disso, foram gerados mais de seis mil empregos, o melhor saldo de novembro desde 1996. O relatório é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Segundo o estudo, no final de 2010, estavam cadastrados 8.239 empreendedores individuais no município. No final de novembro de 2011, o número de optantes no programa federal era de 17.607, o que representa um forte incremento de 113,7% no período de menos de um ano. Com isso, a cidade passa a contar com 18.044 EIs.
O outro ponto de destaque do balanço mensal é referente à geração de empregos. O relatório aponta que o nível de ocupação cresceu 3,5% em novembro de 2011, comparado a igual período de 2010, com o saldo de 6.176 vagas. Esse avanço garantiu ao Recife 1ª colocação entre as capitais nordestinas e a 3ª posição em nível nacional na geração de oportunidades de trabalho. Esse resultado positivo é o melhor observado para o mês de novembro desde 1996 e é 16,3% maior do que o mesmo período do ano anterior. Por fim, esse saldo é resultado da combinação da geração de 20.575 novas vagas em contrapartida a eliminação de 14.399 postos de trabalho.
O Relatório Mensal, com informações referentes ao terceiro trimestre de 2011, faz uma síntese do comportamento do mercado de trabalho formal do Recife. O documento é composto por um conteúdo mais aprofundado do mercado de trabalho formal da cidade. Nele constam dados acumulados dos meses de julho a setembro, comparados ao mesmo período do ano anterior.
Estudo - O Observatório do Trabalho tem o objetivo de produzir e acompanhar indicadores sobre o mundo do trabalho, capazes de subsidiar a construção de políticas públicas de emprego, trabalho e renda. A pesquisa faz uma análise das atividades econômicas do município, através do estudo dos estabelecimentos em funcionamento e das inscrições no Programa do Empreendedor Individual (EI). Depois, apresenta o quadro geral do emprego e desemprego municipal. As informações do saldo de postos de trabalho formais por localidades selecionadas, massa salarial e salário médio de admissão, subsetor de atividade econômica, tipo de admissão e desligamentos, tempo de permanência no emprego, sexo, faixa etária, escolaridade e tipos de ocupação.
As fontes de dados utilizadas para a elaboração do relatório foram provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), pesquisa domiciliar para a Região Metropolitana do Recife realizada pelo Convênio AGÊNCIA CONDEPE/FIDEM, STQE, FSEADE-SP, DIEESE e MTE/FAT; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, referente ao número de optantes do Programa do Empreendedor Individual (EI).