Secretaria de Educação prepara escolas municipais para volta às aulas
As 307 unidades da Rede Municipal de Ensino estão recebendo copiadoras multifuncionais, móveis, materiais pedagógicos e de escritório, além de manutenção
Por Suzan Vitorino
A Prefeitura do Recife está preparando as suas unidades educacionais para o início do Ano Letivo da Rede Municipal, em fevereiro. Além da requalificação do parque escolar, que vem sendo realizada desde junho de 2011, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), está organizando a distribuição de kits escolares de alunos e professores e a troca de bancas e carteiras para as salas de aula.
Serviços de pintura e dedetização também estão em andamento nas 307 unidades de ensino da Rede – escolas regulares, creches, cursos profissionalizantes e CMEIs. Também estão na programação preparatória de janeiro, a distribuição e instalação das novas copiadoras multifuncionais.
Móveis de uso escolar, como carteiras e bancas serão substituídos. O material antigo será trocado por cerca de 18 mil carteiras, 13 mil bancas 1,8 mil conjuntos do professor, compostos por birô e cadeira, que seguem as especificações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Seel vai iniciar, na segunda quinzena de janeiro, a distribuição e instalação das 286 copiadoras multifuncionais, cujo contrato foi assinado pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, em dezembro de 2011.
“Iniciar o Ano Letivo com todo o aparato necessário é fundamental para que unidades educacionais cumpram da melhor forma a sua função de formar, educar. Quando damos as condições necessárias para o funcionamento da unidade os gestores dão um retorno muito mais positivo e a qualidade do ensino melhora ainda mais”, reflete a secretária de Educação.
As unidades estão recebendo os materiais de escritório, a exemplo de papel A4, cartolina e canetas. “Até o dia 17 de janeiro, todas as unidades educacionais terão em mãos material de expediente suficiente para funcionar até março de 2012, já que a cada três meses elas recebem esse material”, reforça Ivaneide.
A preparação ainda tem promovido a revisão de extintores de incêndio. Segundo a diretora financeira da Seel, Ivaneide Dantas, todas as unidades educacionais são contempladas. “Vamos recarregar os equipamentos existentes ou munir as escolas com novos extintores, de acordo com a sua necessidade”, afirma.
No item manutenção dos espaços educacionais, a dedetização, que abrange a desratização, desinsetização e descorpionização, está sendo realizada por técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde desde o começo de janeiro e segue até o fim deste mês. Pintura de paredes, muros e outros locais também está sendo feita para receber os alunos e professores.
Oitenta e quatro mil brinquedos de uso pedagógico como dominós, damas, quebra-cabeças e outros jogos serão entregues às escolas regulares para serem utilizados pelos alunos de 0 a 15 anos. O estudante poderá levar os brinquedos para interagir com seus amigos em casa.
De acordo com a diretora Financeira da Seel, o planejamento do ano letivo vem sendo feito desde junho de 2011. “O objetivo é que as unidades escolares tenham estabilidade, para terem plenas condições de funcionamento em 2012. Para isso, há seis meses estamos executando as licitações para prover as unidades de insumos e equipamentos necessários ao seu funcionamento”, afirma.