PCR realiza caminhada cultural pelo Bairro do Recife
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza no domingo (13), a partir das 16h30, a “Caminhada Cultural Recife Antigo”. Aberto ao público, o passeio terá um guia de turismo fantasiado de um personagem da época do período holandês fazendo uma encenação teatral para convidar o público a conhecer a história do Recife.
O roteiro começa no Marco Zero, local que marca o surgimento do Recife no século XVI, segue para a Igreja da Madre de Deus, construída para os Padres Oratorianos da Ordem de São Felipe Néri (1679), em seguida passa pela Rua do Bom Jesus com a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, segue para a Torre Malakoff, com o antigo observatório astronômico, a Praça do Arsenal da Marinha, que abriga o busto do almirante de Tamandaré, "Patrono da Marinha Brasileira, e encerra no Museu a Céu Aberto, revelando estruturas de diferentes momentos da história.
Marco Zero: A Praça Barão do Rio Branco tornou-se conhecida como Praça do Marco Zero por indicar, desde 1938, o quilômetro zero das rodovias de Pernambuco. O centro exibe o painel “A Rosa-dos-Ventos”, de Cícero Dias.
Rua do Bom Jesus e Sinagoga Kahal Zur Israel: No século XVII, a Rua do Bom Jesus era chamada Rua dos Judeus. Nela, a primeira sinagoga das Américas, um marco da história judaica e do Brasil, funcionando entre 1641 e 1654, dentro do domínio holandês. O prédio foi escavado arqueologicamente, restaurado e aberto ao público em 2001. As principais descobertas arqueológicas foram preservadas, como os pisos e objetos do século XVII, e a principal descoberta, a Mikvê, uma banheira para rituais de purificação.
Igreja da Madre de Deus: Na fachada foi utilizado arenito dos arrecifes. O interior exibe conjunto de cantaria, talha e imaginária, além de guardar preciosas imagens da Matriz do Corpo Santo (século XVII), demolida no início do século XX.
Torre Malakoff – Erguida para abrigar um observatório astronômico. Construída em 1855, sua denominação foi uma homenagem à resistência dos russos na fortificação Torre Malakoff, em Sebastopol, durante a Guerra da Criméia (1853-1856).
Museu a Céu Aberto: Situado no Bairro do Recife, entre a Avenida Alfredo Lisboa e a Rua Barão Rodrigues Mendes. Seu acervo inclui o conjunto de estruturas e objetos arqueológicos formados por trecho de muralha em pedra, datada do período de dominação holandesa, parte das bases do Arco do Bom Jesus e parte do dique de contenção do mar, em pedra, construído no século XIX.
Praça Arsenal da Marinha (Arthur Oscar): Seu nome foi dado em homenagem ao general que comandou a quarta e última expedição contra o Arraial de Canudos
Informações: 81 3355.8847