Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 11.01.23 - 12h12

Escola Municipal Diácono Abel Gueiros é entregue com estrutura totalmente requalificada

img_alt

Unidade, no bairro da Macaxeira, atende cerca de 380 estudantes. Requalificação faz parte do Programa Escola no Grau. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

Educação e infraestrutura de qualidade. Esses seguem sendo os objetivos da Prefeitura do Recife para mais um ano que se inicia. Com foco na melhoria da infraestrutura das escolas e creches da Rede Municipal da cidade, a gestão realizou, nesta terça-feira (10), a entrega da Escola Municipal Diácono Abel Gueiros totalmente requalificada. A vice-prefeita, Isabella de Roldão, e o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, fizeram a entrega simbólica da nova sede.

“É uma alegria muito grande começar o ano com a inauguração de um lugar tão sagrado como é uma escola. Essa é uma obra que enxerga as pessoas, que enxerga quem faz a educação, que abre um canal de diálogo. Isso, sim, é uma educação que é transformadora e libertária. Como o prefeito João Campos diz: é muito fácil a gente manter a educação só no discurso. É preciso tirar do papel, e isso é desafiador”, destacou a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

A unidade, localizada no bairro da Macaxeira, foi totalmente repaginada. A estrutura conta com oito salas de aula, biblioteca, sala dos professores, cozinha e banheiros, possui agora uma sala de recursos multifuncionais voltada para estudantes com deficiência totalmente reformada, banheiro acessível, piso tátil, revestimento cerâmico no piso e nas paredes de toda a escola, requalificação da parte elétrica, forro PVC, requalificação da cozinha e aplicação de lajota. A escola está sendo entregue com todas as suas salas climatizadas.

A escola atende 16 turmas, que são divididas entre o Educação Infantil, Grupo VI e Grupo V, e Ensino Fundamental (Anos Iniciais), até o 5º ano, totalizando cerca de 380 estudantes. “Já iniciamos 2023 com o pé direito, reforçando o nosso compromisso com a educação. O programa Escola no Grau está a todo vapor e seguimos com as requalificações das nossas unidades da Rede Municipal do Recife, padronizando toda a estrutura das nossas escolas e creches, entregando assim muito mais conforto para os estudantes e todos que estão no dia a dia escolar”, disse Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

Preocupada com o futuro dos filhos, a dona de casa Elizabeth da Silva, 39 anos, fica mais tranquila e confiante sabendo que o novo espaço vai garantir uma educação de qualidade. Ela é mãe de Isabeli, 8 anos, que cursa o 3º ano, e mãe de Talito, 11 anos, que já foi estudante da Escola Municipal Diácono Abel Gueiros. “Para a época que meu filho mais velho estudava aqui, a escola está linda agora. O ambiente escolar faz a diferença para a boa convivência e o futuro deles”, contou.  

Encantada com a reforma, a dona de casa, Tatiane Verissimo, 34 anos, é só elogios. “A gente é pobre e nossos filhos estudam em uma escola que não faz vergonha a nenhuma escola de rico. Até o astral aqui é outro depois dessa reforma. Está um ambiente digno”, contou ela que é mãe das gêmeas, Ana Beatriz e Ana Sofia, 8 anos, que fazem o 1º ano.

Responsável por abrir a escola em dias alternados há 19 anos, a porteira Maria de Fátima, 60 anos, é a funcionária mais antiga do equipamento e, emocionada, festeja poder recepcionar os alunos em um ambiente mais estruturado. “Foi muito importante, nem toda escola particular é igual a essa. A gente tem que agradecer mesmo a Deus e à Prefeitura, porque há um espaço melhor para as crianças e para nós funcionários”, contou emocionada.

ESCOLA NO GRAU - Essa obra faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, que tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 80 unidades estão com projetos em elaboração ou licitação, com início das obras para este ano. Além disso, mais 60 unidades estão previstas para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do Programa Escola no Grau é de R$ 200 milhões até 2024.