NOTÍCIAS

| 11.02.15 - 13h57

Vigilância Ambiental do Recife intensifica desinsetização para o Carnaval

Trabalho acontece em conjunto com Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Emlurb e Compesa. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) do Recife realizaram na noite desta terça-feira (10) uma ação de desinsetização em dois locais de grande movimento de pessoas: no Marco Zero, Região Central da cidade, e Mercado de Água Fria, na Zona Norte. O trabalho foi intensificado em todos os distritos sanitários da cidade durante as duas últimas semanas como preparativos para o Carnaval.

Cerca de 250 profissionais estão trabalhando em todos os turnos, diariamente, incluindo nos fins de semana. Eles monitoram a qualidade da água, vazamento de esgotos e pontos críticos de lixo. Entre os locais já visitados pelas equipes estão os mercados públicos e pontos turísticos da cidade, polos carnavalescos, Terminal Integrado de Passageiros e aeroporto. Até o final do período carnavalesco, serão usados aproximadamente 25 litros de inseticida e 600 quilos de raticida.

As atividades acontecem em conjunto com as Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). “Tudo que estamos fazendo durante estes últimos dias fazem parte da nossa rotina, o que muda é só o intervalo de tempo em que nossas equipes atuam”, disse o gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife, Jurandir Almeida.

“O controle de baratas e escorpiões é feito à noite porque é o horário em que há menos pessoas circulando, além de ser o período em que as baratas costumam sair”, explicou. “As baratas não transmitem doenças específicas delas, mas carregam nas patas uma série de parasitoses e bacterioses, como salmonelose, que causam riscos à saúde da população”, completou Jurandir.