Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 11.02.21 - 14h22

Prefeitura realiza ação de ordenamento urbano na Zona Sul

img_alt

Objetivo foi a retirada de obstáculos das calçadas em três vias de Boa Viagem (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) da Prefeitura promoveu, nesta quinta-feira (11), mais uma ação de ordenamento urbano na cidade, desta vez no entorno das Avenidas Marechal Juarez Távora e Desembargador José Neves e da Rua Rio Azul, todas na Zona Sul. Cerca de cem pessoas, entre agentes da Secon, CTTU, Emlurb e Guarda Municipal - com o apoio de policiais militares do 19º BPM - percorreram as vias para a retirada de entulhos, ferragens, lixo e demais obstáculos nas calçadas.

A ação começou por volta das 8h com a remoção de construções irregulares ao lado da Linha Sul do metrô. As equipes seguiram para a Avenida Juarez Távora, onde iniciaram a desobstrução das calçadas. Da beira do canal foram retirados obstáculos como toldos, ferragens, restos de laje, placas de publicidade e até uma churrasqueira. No lado oposto, moradores e comerciantes foram orientados a deixar livre o passeio público. 

O trabalho de conscientização no local foi feito previamente. "Na semana passada percorremos toda a extensão das vias orientando as pessoas e avisando que haveria um prazo de três dias para a retirada de obstáculos que estivessem em via pública", explica a secretária Executiva de Controle Urbano da Prefeitura, Marta Lima. "O objetivo é sempre liberar espaços para que a população possa circular e sem risco de acidentes".
 
Agentes da CTTU mapearam a área para futuras melhorias na sinalização e também levantaram informações para a possibilidade da instalação de faixas de pedestres. Na Juarez Távora uma área que contou com ocupações irregulares - retiradas há um ano - recebeu os primeiros equipamentos para a instalação de um parque infantil.