Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.02.22 - 17h36

Parquinho da Vacina da Prefeitura do Recife imuniza crianças contra a covid-19 na Zona Oeste da capital

img_alt

A ação teve início nesta sexta-feira (12) e segue para novos locais no sábado (13) e no domingo (14) (Foto: Daniel Tavares/PCR)

A Prefeitura do Recife iniciou nesta sexta-feira (11) uma ação itinerante para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19. Para receber os meninos e meninas nessa faixa etária, a Secretaria de Saúde municipal montou um mini parque de diversões para atrair os pequenos. No “Parquinho da Vacina”, armado na Escola Municipal Casarão do Barbalho, no bairro da Iputinga, tem brinquedo inflável, jogo de futebol, pipoca e outros atrativos. A expectativa é vacinar pelo menos 500 crianças em cada dia de ação, que acontece sempre das 8h às 16h.

Zenaide Faustino, 39, trabalha como recepcionista de um hospital e fez questão de pedir folga nesta sexta-feira para acompanhar a vacinação da filha, Beatriz Lorrayne, de 9 anos. “Por trabalhar na área de saúde, eu sei a gravidade da covid-19. Por isso, eu não pensei duas vezes antes de trazer a minha filha. Estava contando as horas para esse dia chegar, porque só faltava ela tomar a vacina, todos da minha casa estão imunizados”, disse, emocionada. Beatriz estava ainda mais ansiosa que a mãe. “Desde o começo da pandemia, eu quase não tenho saído de casa e não estou indo para escola, estou assistindo aulas online. Agora, vacinada, me sinto mais protegida, mas não vou deixar de usar máscara”, revela.

A dona de casa Cristiane Matias, 40 anos, também aproveitou a ação próxima de casa para levar os quatro filhos: Crislayne, 10 anos, Laura, 7 anos, Miguel, 6 anos, e Geovana, 8 anos. “Eu pensei em agendar para um centro de vacinação, mas quando soube que teria essa ação aqui na Iputinga, achei ótimo, porque é perto da minha casa e eu não precisava me deslocar para outro bairro mais distante”, conta. “Agora, o sentimento é de alívio por saber que os meus filhos estão vacinados. Eu tava insegura, mas depois pesquisei e vi que a vacina tem segurança e que é importante para a saúde deles”, completa. 

Neste sábado (12), o Parquinho da Vacina vai estar na Creche Municipal Esperança, nos Torrões, e no domingo (13), Escola de Referência em Ensino Fundamental Caic Creusa Barreto Dornelas Câmara, em Santa Luzia. As ações acontecerão sempre das 8h às 16h. A ideia da estratégia é acelerar o ritmo da vacinação contra covid-19 das crianças na cidade, levando diversão para este público e facilitando a rotina dos pais ou responsáveis que, por diversos motivos, ainda não puderam levar os filhos aos centros de vacinação exclusivos para as meninas e meninos. 

Esta iniciativa segue o mesmo mote das ações lançadas pela Prefeitura do Recife voltadas para o público adulto: Caldinho da Vacina, Carro da Vacina, além da vacinação itinerante, que aproximaram as comunidades da imunização contra a covid-19 e foram aplicadas cerca de 70 mil doses dos imunizantes.

A imunização infantil no Recife teve início no dia 15 de janeiro e, até o momento, foram vacinadas contra a covid-19 37.274 crianças entre cinco e 11 anos - o que representa 23,36% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

Todas as localidades que receberão as ações serão escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante as atividades, as equipes da Secretaria de Saúde do município realizarão o cadastro das crianças no Conecta Recife e farão a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço. As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil. As seringas são menores e específicas para essa faixa etária. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.