NOTÍCIAS

Cultura | 11.03.13 - 23h15

Escola Prof. João Francisco de Souza ganhará nova sede em 240 dias

[caption id="attachment_32240" align="aligncenter" width="680"] Geraldo Julio: “Certamente muitas escolas serão construídas na nossa gestão”. (Foto: Andréa Rêgo Barros)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio assinou, na noite desta segunda-feira (11), a ordem de serviço para a construção de uma nova sede para a Escola Municipal Professor João Francisco de Souza, na UR-7 Várzea (RPA 4). A unidade de ensino ganhará prédio próprio ao lado dos dois imóveis alugados onde ela funciona hoje. Com investimento de R$ 1,38 milhão, a nova sede será entregue à comunidade em 240 dias. Após a obra, espera-se ampliar o número de vagas para matrícula, chegando a 500.

Em um terreno de 753,8 m², a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, erguerá edifício de três pavimentos com oito salas de aula, laboratório de informática, cozinha, refeitório e biblioteca; além das salas para atividades administrativas. A parte coberta terá 486,49 m², e a área descoberta terá 124,54 m² de solo natural.

Geraldo Julio lembrou que a intervenção é uma demanda da comunidade há dez anos. O prefeito ressaltou o carinho com que foi recebido por alunos e professores, destacando que todos serão responsáveis por fiscalizar e cobrar pela melhor utilização do equipamento. “Para que essas crianças possam disputar no mercado de trabalho de igual para igual com quem está estudando em qualquer escola”, justificou.

Jardim Petrópolis I e II, Rosa Selvagem, Cosme e Damião, Brega e Chique e Buraco Fundo são as comunidades do entorno que serão beneficiadas pela construção do novo prédio e ampliação da oferta de vagas na escola. “Vamos continuar agindo aqui no bairro, identificando outras oportunidades porque, afinal, nos temos 320 unidades e precisamos cuidar de todas elas. Certamente muitas escolas serão construídas na nossa gestão”, cravou Geraldo Julio.

A unidade de ensino atende a estudantes da educação infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano). Está sediada na Rua Expedicionário Jorge da Costa Lima, nº 39. Em fevereiro de 2012, uma residência teve de ser adaptada para funcionar como anexo, a fim de suprir a necessidade dos moradores. No entanto, os dois prédios já não comportam adequadamente os alunos, professores, gestores e funcionários administrativos.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, salientou que a obra da nova sede da escola faz parte de um projeto maior de requalificação do parque escolar municipal. "Vamos dotar as escolas de estrutura e condições dignas para alunos e professores. Daqui a alguns anos poderemos devolver às comunidades suas escolas de maneira diferente da que encontramos."

Com a expectativa de receber mais alunos, a gestora da escola, Sandra Gomes, planeja abrir turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite. “É uma maneira de também lembrar o legado do professor João Francisco de Souza, que se dedicou à educação de adultos e inspirou os educadores desta escola”, pontuou a dirigente escolar.

Para pais de alunos, o novo prédio da Escola Municipal ajudará no aprendizado de seus filhos. "Minha filha estuda no anexo, que era uma casa. As salas são abafadas. Quero que na nova escola tenham conforto", disse a dona de casa Midiam Pereira, 42 anos, mãe de Williane, 5.

HISTÓRICO - João Francisco de Souza foi presidente da Fundação Guararapes, que correspondia ao que hoje é a Secretaria de Educação do Recife, nos anos 80. Também ocupou o posto de secretário de Educação de Olinda na década de 90. Professor da UFPE, ele escreveu mais de 20 livros sobre educação popular. Faleceu em março de 2008, aos 63 anos, vítima de tentativa de assalto no município de Camaçari, na Bahia. Após sua morte, a antiga Escola Municipal UR-7 Várzea adotou o nome do educador.