NOTÍCIAS

Cultura | 11.03.14 - 13h33

“Olha! Recife”: Sensibilização Turística em quatro segmentos

[caption id="attachment_44386" align="alignleft" width="680"] Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer proporciona passeios de ônibus, catamarã, bicicleta e a pé. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, lançou, nessa terça-feira (11), o projeto de sensibilização turística “Olha! Recife”. A ação oferecerá quatro diferentes perspectivas para que recifenses e turistas descubram a cidade. “É muito importante destacar a necessidade de o recifense conhecer a cidade que vive. A grande proposta da gestão é fazer com que a população se aproprie da cidade e, por isso, estamos proporcionando atividades, sempre gratuitas, para que isso aconteça”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras. A expectativa é que 250 pessoas participem a cada final de semana.

O tradicional passeio de ônibus, que acontece semanalmente aos sábados, continua, sempre a partir das 14h dos sábados, mas agora com o nome “Olha! Recife de Ônibus”. São dois ônibus que oferecem 45 vagas em cada um deles, totalizando 90 vagas. Além deste, foram criados o “Olha! Recife no Rio”, com roteiros que serão feitos de catamarã, também aos sábados; “Olha! Recife Pedalando”, com passeios guiados de bicicleta, aos domingos; e o “Olha! Recife a Pé”, que são caminhadas realizadas com acompanhamento de guias de turismo, também aos domingos. Os tours iniciam a partir do próximo final de semana (dias 15 e 16 de março).

[caption id="attachment_44390" align="alignleft" width="680"] “Olha! Recife de Ônibus” terá dois ônibus que oferecem 45 vagas em cada um deles. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]


“Olha! Recife no Rio” aponta para a revalorização dos rios, especialmente do Rio Capibaribe, para o desenvolvimento sociocultural e econômico da cidade. O roteiro será sempre nos sábados, com saída às 10h do Catamaran Tours, na Avenida Sul. Com capacidade máxima de 100 pessoas, o roteiro irá oferecer temas como “O Rio Capibaribe e suas Pontes” e o “Recife e seus bairros”.

O primeiro roteiro percorrerá as três ilhas que compõem o Centro do Recife (Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista), passando ainda por cinco pontes (Ponte 12 de Setembro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Manuel Buarque de Macedo, Ponte Princesa Isabel e Ponte Duarte Coelho). Durante os passeios será possível apreciar pontos turísticos como o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, Praça do Marco Zero, Paço Alfândega, Ginásio Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Teatro de Santa Isabel e os casarios da Rua da Aurora.

Durante os passeios fluviais será possível apreciar pontos turísticos como o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, Praça do Marco Zero, Paço Alfândega, Ginásio Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Teatro de Santa Isabel e os casarios da Rua da Aurora.

[caption id="attachment_44391" align="alignleft" width="680"] “Olha! Recife no Rio”será sempre nos sábados, com saída às 10h do Catamaran Tours. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]



O “Olha! Recife Pedalando” acontecerá nos domingos com horários que variam de acordo com o tema. O ponto de encontro será o Marco Zero, no Recife Antigo. Neste primeiro final de semana a saída está marcada para as 9h e vai proporcionar roteiros turísticos pelo Centro da Cidade. A ideia é que esses tours de bike tenham como destino bairros próximos como a Boa Vista, São José, Santo Antônio e o próprio Recife Antigo. Esse passeio também será com um guia que vai ajudar os ciclistas a vivenciar melhor os atrativos turísticos.

Aqueles que preferem caminhar poderão aproveitar o projeto “Olha! Recife a Pé”, que também acontecerá os domingos seguindo o mesmo esquema de horário – variando de acordo com o tema. Neste primeiro tour, a saída está marcada para as 15h, da Praça do Arsenal. Neste segmento o cidadão poderá conhecer melhor a história e a cultura dos bairros da cidade. Já estão previstos passeios por igrejas do Centro do Recife.

Para participar dos passeios inaugurais, as pessoas terão que se inscrever pelo telefone 3355-8605, a partir das 8h desta sexta-feira. Já a partir da próxima semana, as inscrições serão realizadas por meio do site Olha! Recife, a partir das 8h das sextas-feiras que antecedem os passeios. No ato da inscrição, o interessado irá preencher um formulário. Todos os tours são gratuitos.

ANIVERSÁRIO
Exclusivamente para celebrar o aniversário de 477 anos do Recife, nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Turismo e Lazer vai proporcionar um passeio de catamarã gratuito para a população. Para participar, basta que as pessoas se inscrevam ainda nessa terça-feira (11). O roteiro irá sair do Catamaran Tours, seguindo pelas pontes do Centro até a altura do Plaza Shopping. Para participar, basta ligar para o telefone 3355-8605.