Estudantes da Rede Municipal celebram aniversário do Recife no Marco Zero
Evento da Secretaria de Educação no Marco Zero inclui apresentações culturais, contação de histórias e exposição de trabalhos inspirados nas comemorações do aniversário da cidade
Cerca de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife se reúnem nesta quinta-feira (12) para celebrar os 478 anos da capital pernambucana. O evento, que faz parte do Projeto Recife de Todas as Cores, da Secretaria de Educação do Recife, acontece a partir das 14h, no Marco Zero. A programação inclui apresentações musicais, contação de histórias, exposição de trabalhos desenvolvidos em sala de aula inspirados nas comemorações do aniversário da cidade, declamação de poesias e apresentações teatrais sobre o Recife e seus personagens históricos. Professores e gestores de 12 escolas municipais de Anos Finais (6º ao 9º ano) também participam do encontro.
Desenvolvido pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria Municipal de Educação, o Recife de Todas as Cores proporciona aos estudantes da rede pública uma viagem através da história e da cultura da capital. Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto promove aulas-passeio por locais que marcaram a memória da Veneza Brasileira.
"A iniciativa foi fruto de uma inquietação que partiu de dentro da sala de aula, quando percebemos que os jovens sabiam pouco sobre a cidade. O projeto surgiu como forma de reafirmar a identidade desses alunos dentro da história do Recife. É uma maneira de os colocarmos como sujeitos desse fazer histórico", explica Mônica Carolina Beltrão, coordenadora pedagógica do NAC e uma das responsáveis pela ação.
O roteiro dos passeios inclui a Rua do Bom Jesus, a Sinagoga Kahal Zur Israel, a Torre Malakoff, o Teatro Santa Isabel, Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão e vários outros pontos característicos da cidade. As visitações são agendadas e acompanhadas pelos professores de cada escola, mas são conduzidas por um guia, que expõe as principais características de cada espaço.
Para o maestro Marcos Galdino, diretor do NAC, a inserção da escola dentro das comemorações do dia 12 vai muito além da festa. "O aniversário da cidade é uma data muito importante, que precisa ser vivido pelas escolas de forma intensa e verdadeira. Neste ano, demos o primeiro passo e vamos trabalhar para que, em 2016, possamos ampliar essa participação. Temos certeza que a iniciativa será educativa e enriquecedora para os estudantes", acredita Galdino.
Serviço
Estudantes da Rede Municipal celebram aniversário do Recife
Data: Quinta-feira (12/03)
Hora: 14h-16h
Local: Marco Zero