Bairros do Recife e Santo Antônio, com maior número de casos de arboviroses, recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti neste final de semana
Com base no último Boletim Epidemiológico de Arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika -, a Secretaria de Saúde do Recife realizará o mutirão de combate ao mosquito, deste fim de semana (12 e 13), no Bairro do Recife e Santo Antônio, na área central da cidade. A meta é visitar 2,5 mil imóveis comerciais e 350 residenciais, atingindo um público de seis mil pessoas. O ponto de encontro será às 8h, na Avenida Rio Branco, próximo ao Marco Zero.
As duas localidades apresentaram o maior Coeficiente de Incidência por 10 mil habitantes (maior risco de adoecimento pelas arboviroses, sendo 1.157,56 no Bairro do Recife e 267,56 em Santo Antônio, seguidos pela Mangabeira (229,08), Ilha do Retiro (188,15), Cidade Universitária (104,65), Totó (98,23), Mangueira (85,22), Bomba do Hemetério (84,18), Bongi (83,38) e Boa Vista (82,40).
Das 8h às 15h, Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), do Distrito Sanitário I, equipes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e soldados do Exército farão vistorias nas seguintes ruas: Av. Rio Branco, Rua da Moeda, Rua Madre de Deus, Rua Edgar Werneck, Rua do Ocidente, Rua do Bom Jesus, Rua do Brum, Av. Cais do Apolo, Rua Bernardo Vieira, Paço Alfândega, Av. Dantas Barreto, Rua Nova, Rua da Palma, Rua Duque de Caxias, Rua do Livramento, Rua das Calçadas, Rua Tobias Barreto, Rua Concórdia, Rua de Santa Rita e Rua das Flores.
Moradores e comerciantes serão orientados sobre a importância da eliminação dos entulhos com uma ação com a Emlurb e a manutenção dos reservatórios de água vedados pelo asaces e soldados. Serão eliminados focos em potencial e positivos do Aedes aegypti a partir de métodos mecânicos e biológicos. Também será estimulada a participação popular quanto à sua responsabilidade no combate ao mosquito, com orientações e distribuição de materiais educativos.
Balanço - De 28 de novembro de 2015 até agora, foram vistoriados mais de 42.514 mil imóveis nos mutirões de final de semana. As ações aconteceram nos bairros da Cohab, Morro da Conceição, Espinheiro, Ibura, Nova Descoberta, Jordão, Dois Unidos, Linha do Tiro, Recife Antigo (Comunidade do Pilar), Jardim São Paulo, Várzea, Brasília Teimosa, Boa Viagem, Joana Bezerra, Bongi, Estância, Vasco da Gama, Macaxeira, Alto do Mandu, Monteiro, Areias, Arruda e Bomba do Hemetério, Alto José Bonifácio, Imbiribeira, Cidade Universitária. Em 2015, os asaces fizeram mais 2,2 milhões de visitas no Recife. Em 2016, foram vistoriados mais de 313 mil imóveis residenciais, comerciais e prédios públicos até o momento.
Serviço:
Mutirão de enfrentamento ao Aedes aegypti
Data: sábado, 12 de março
Hora: 8h
Ponto de encontro: Avenida Rio Branco (próximo ao Marco Zero)