PCR amplia estrutura de atendimento para pacientes com covid-19
A Prefeitura do Recife iniciou, nesta semana, uma readequação dos serviços da rede municipal de saúde para reforçar o atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19. As mudanças acontecem em uma unidade de atenção especializada e nos serviços de pronto atendimento. No total, a rede irá dispor de 80 novos leitos para acolher estes pacientes nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Agamenon Magalhães (PAM), em Afogados, Arnaldo Marques, Ibura, e a UPA-E Fernando Figueira, também no Ibura, que passarão a oferecer atendimento exclusivo para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19.
Com a medida, a rede de saúde terá ampliado em 200% a quantidade de leitos de leitos nas categorias de sala vermelha ou observação, pois passará de 40 para 120 nas quatro unidades. Os 80 novos leitos criados nas quatro Policlínicas são para atendimento de cuidados intermediários a pacientes com quadros leves e moderados de srag/ covid. No total, serão 46 novos leitos de observação e outros 34 de Sala Vermelha, estes equipados com respiradores para pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag) que apresentem piora no quadro de saúde e necessitem de estabilização para posterior transferência. Eles se somam aos atuais 40 existentes na rede nestas categorias, sendo 8 salas vermelhas e 32 de observação.
A Policlínica Agamenon Magalhães (PAM), em Afogados, e a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Fernando Figueira, no Ibura, terão mudanças no perfil de atendimento. As duas passam a contar com leitos semi-intensivos, onde ficarão pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag) que necessitam de cuidados intermediários.
Para evitar que pessoas com suspeita de covid-19 tenham contato com os demais pacientes, a PAM terá dois fluxos de entrada: pelo lado da Estação de Metrô Largo da Paz vão entrar os usuários que precisarem de atendimento de urgência geral; os pacientes que chegarem de ambulância transferidos de outras unidades para os leitos de cuidados intermediários terão acesso pelo lado do Largo da Paz.
Nessas duas unidades, as consultas especializadas (Cardiologia, Endrocrinologia, Pré-Natal de Alto Risco e Citologia Oncótica, por exemplo) serão remanejadas para demais unidades da rede municipal. O ambulatório da PAM foi direcionado para outras oito unidades, como o Centro de Saúde Gaspar Regueira, Centro de Saúde Fernandes Figueira, Centro de Saúde Bido Krause, Policlínica Lessa de Andrade, Centro de Saúde Ceasa, Maternidade Bandeira Filho, Policlínica do Pina e Upinha Jardim São Paulo. Já as consultas com especialistas que eram feitas na UPA-E do Ibura serão direcionadas para o Centro de Saúde Dr. Aristarcho Dourado de Azevedo, na Cohab.
Outra mudança aconteceu na Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, onde o atendimento infantil precisou ser transferido temporariamente para o Hospital Helena Moura, na Tamarineira, para a segurança das crianças. No local, o setor de clínica médica passou a receber casos de covid-19 em adultos, de leves a moderados.
Com a nova medida, necessária para ampliar o atendimento e oferecer acolhimento à população, o Hospital Pediátrico Helena Moura passou a atender os casos de urgências pediátricas. Com o reforço dos profissionais que atendiam na Barros Lima, o Helena Moura passou a contar com 44 pediatras no quadro de profissionais.
ATENÇÃO BÁSICA - Em abril do ano passado, a Secretaria de Saúde reorganizou a rede de Atenção Básica com o objetivo de desafogar os Serviços de Pronto Atendimento (emergências) da rede municipal e reduzir as chances de disseminação do novo coronavírus nas unidades. A medida também teve como objetivo evitar que pessoas com suspeita de covid-19 tivessem contato com pacientes que estivessem buscando vacinação, remédios, pré-natal e outros atendimentos.
Atualmente, dez unidades de saúde da família estão com atendimento exclusivo a casos leves de covid-19, que tiveram as equipes reforçadas para atender a população. Nesses locais também é possível agendar o teste para diagnosticar a infecção pelo novo coronavírus. São elas: Policlínica Waldemar de Oliveira (Santo Amaro), Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Upinha Fernanda Wanderley (Linha do Tiro), Unidade Básica Tradicional Mário Ramos (Casa Amarela), Upinha Vila Arraes (Várzea), UBT Romero Marques (Prado), UBT Romildo Gomes (Imbiribeira), Upinha Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Upinha Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e USF Rio da Prata (Ibura).
Nessas unidades, cujo atendimento é das 7h às 19h, os profissionais utilizam um sistema eletrônico próprio para organização de fluxo, classificação de risco de acordo com a gravidade e registro de atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios. Após consulta com um médico ou enfermeiro, o usuário pode ter indicação de isolamento domiciliar, encaminhamento para internação em leito de enfermaria ou encaminhamento para leito de UTI.
ATENDE EM CASA - Fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, o Atende em Casa foi criado no início da pandemia para garantir assistência virtual às pessoas com suspeita de covid-19, evitando que elas se dirijam às unidades de saúde, sem necessidade. Após triagem feita através de um questionário para avaliação inicial da gravidade de cada caso, o usuário recebe instruções para se cuidar em casa e ficar isolado ou é direcionado para falar com um profissional (enfermeiro ou médico, dependendo da gravidade), que poderá indicar a necessidade de o paciente procurar um serviço de saúde.
Além da teleorientação, o Atende em Casa disponibiliza outros serviços: o teleacolhimento de suporte emocional, com equipe multiprofissional com ênfase em saúde mental; a marcação de testes de covid-19; e dúvidas sobre a vacinação.
Até agora, mais de 100 mil usuários com sintomas sugestivos de covid-19 se cadastraram no app. Mais de 42 mil deles apresentaram sintomas mais importantes e passaram por teleorientações através de videochamadas com médicos ou enfermeiros, e mais de 16 mil dessas pessoas foram orientadas pelos profissionais a procurar uma unidade de saúde, evitando deslocamentos desnecessários até os postos, que poderiam ser pontos de contaminação. Também através de videochamadas, o Atende em Casa oferece apoio emocional para as pessoas que estão atravessando momentos de angústia e tristeza por causa da pandemia. Desde maio, mais de 3.500 pessoas já passaram pelo teleacolhimento.