Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 11.03.22 - 11h13

Recife celebra aniversário com ações gratuitas de lazer, esportes, saúde, cultura e cidadania para a população

img_alt

Atividades marcam o 485º aniversário da capital pernambucana e acontecerão em diversos locais da cidade nestas sexta (11), sábado (12) e domingo (13). (Foto: Dondinho/Seturl-Recife)


Uma cidade viva e em movimento, atenta aos cidadãos e que fomenta a cidadania no seio da sociedade. No próximo sábado (12), o Recife completa 485 anos de forma diferente. Em respeito aos protocolos sanitários que ainda regem os dias atuais, a Prefeitura do Recife apostou em uma programação descentralizada para celebrar a nova volta ao sol com diversas atividades gratuitas para a população nas mais diversas áreas e locais da cidade. Entre os destaques, passeios turísticos temáticos, reabertura do Memorial Chico Science, atividades esportivas e Parquinho da Vacina com muita saúde e brincadeiras para a criançada.

Na sexta (11), às 14h, a cidade ganhará o novo Espaço R.U.A, no Bairro do Recife, que passa agora a se chamar R.U.A. dos Amores. Iniciativa da Prefeitura do Recife em parceria com O Boticário, o espaço de convivência, que fica  Avenida Barbosa Lima, entre a Rua do Apolo e a Avenida Cais do Apolo, ganhará sete painéis - uma galeria de arte a céu aberto. As artes têm o amor como inspiração principal e são assinadas por Manoel Quitério, Joana Lira, Bozó Bacamarte, Jeff Alan, Paula di Aguiar, Jade Matos e o coletivo Aurora das Estrelas. Como a R.U.A. dos Amores é especialmente uma área de convivência, vai contar com bancos e um varal coberto por sombrinhas de frevo. Um barquinho inclusivo, garantindo acessibilidade de todas as pessoas no seu interior, também estará à disposição para quem quiser descansar ou garantir cliques criativos. A entrega será embalada pela performance de passistas de frevo e grupos de passinho, que convidarão o público para conhecer o espaço.

As ações de celebração no sábado começam no sábado com um mutirão do Mais Vida nos Morros e com o Parquinho da Vacinação no Alto Nossa Senhora de Fátima, no Vasco da Gama, quando 60 casas na comunidade serão pintadas com o apoio das Tintas Coral. A iniciativa também contará com a ajuda do Voluntariado Mais Vida, a criação do primeiro mural de arte urbana na área de atuação do programa,no perímetro que abrange a Rua José Rebouças e a escadaria da Rua Antônio Pinto Lapa. 

Ainda no Vasco da Gama, a população poderá contar com o Parquinho da Vacina, promovido pela Secretaria de Saúde, que funcionará na Escola Municipal Otávio de Meira Lins, próximo ao local das intervenções, das 9h às 16h, para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e, em caso de sua ausência, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

Ainda no sábado, o Museu da Cidade preparou, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), uma programação especial, que inclui a realização de uma oficina gratuita de cartografia para crianças e o lançamento de uma edição comemorativa de mapas turísticos, ilustrados nos anos 1950, pelo desenhista, pintor e artista Manoel Bandeira. No Museu da Cidade, a programação do sábado começa às 14h, no gramado da Praça D'armas, com a oficina infantil “A Cidade e o Museu”, ministrada pelo arte-educador Emerson Pontes. A atividade vai convidar os pequenos recifenses a participarem da criação de um mapa afetivo gigante e colaborativo. Para participar, basta visitar o Museu entre 14h e 16h.

Para os adultos, a cartografia será afetiva, efetiva e histórica, com o lançamento de mapas da década de 1950, reimpressos pela Cepe em papel offset de 230gr, no tamanho 69x50cm. Um deles é o mapa “Monumentos e Curiosidades do Recife”, que destaca, nos traços do pintor Manoel Bandeira, 74 pontos turísticos, entre igrejas, mercados, monumentos e edificações históricas, no contexto urbano do Recife de 1955. O mapa do Recife será vendido na lojinha do Museu por R$ 30. Na ocasião, também estará à venda o mapa “Monumentos e Curiosidades de Olinda.” 

Para quem quiser fazer uma imersão turística e histórica, a dica é desfrutar de cinco passeios gratuitos e distintos do Olha! Recife, promovidos pela Secretaria de Turismo e Lazer. Os passeios serão sábado (12), domingo (13) e quarta-feira (16), com opções a pé, de ônibus, de catamarã e de bicicleta. Todos os roteiros do Olha! Recife são gratuitos e comandados por guias de turismo. Para participar, é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir da manhã desta sexta-feira (11). Entre as opções, roteiros com atrativos, monumentos e ruas que contam a história da construção da cidade.  

Para os amantes do mais recifense dos ritmos, a Praça do Frevo, no terceiro andar do Paço, vai receber a quinta edição do CarnavalIsaar no sábado (12). Para a celebração, a cantora Isaar convida os músicos Maciel Salu e Waldir Afonjá,  e a agremiação Boi da Macuca para fazer o festival. A festa será filmada e o público do Paço do Frevo poderá formar a plateia e assistir o espetáculo. Para isso, basta comparecer ao museu a partir das 18h - as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. Após a lotação do espaço, o acesso será fechado. O CarnavalIsaar começa às 19h e o acesso é gratuito. O resultado audiovisual do show será exibido no dia 14 de abril, nas redes sociais da cantora.

No domingo, o aniversário da cidade vai conquistar os fãs de contato com o meio ambiente e da diversão através de atividades físicas. O Bairro do Recife sedia duas ações simultâneas: "485 motivos para você se mexer", nas Avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco e o Bike Sem Barreiras. Na primeira ação, diversas atividades estarão disponíveis para o público geral, gratuitamente, das 09h às 16h. O evento busca estimular a prática de exercícios físicos como forma de prevenção de doenças e fomento ao bem-estar. No local, profissionais da Secretaria de Esportes orientarão os presentes, de todas as faixas etárias, nas seguintes práticas: vôlei, basquete, patinação, futebol de barrinha, dança, zumba e amarelinha. As atividades aproveitarão o fluxo da ciclofaixa para incentivar que as pessoas participem.

Também no domingo, o Bairro do Recife acolhe o projeto Bike sem Barreiras, atividade que busca propiciar passeios de bicicletas adaptadas para pessoas com algum tipo de deficiência. A iniciativa, realizada por meio do Gabinete do Centro do Recife, em parceria com a UNINASSAU, vai disponibilizar o projeto Bike sem Barreiras das 9h até às 14h, na Avenida Marquês de Olinda, próximo ao Marco Zero e é totalmente gratuita. O projeto oferece quatro bicicletas adaptadas - de três modelos - para a população com deficiência visual, física, mental ou múltipla poder praticar exercícios. Cada viagem em qualquer uma das bicicletas adaptadas terá duração de 15 minutos, com tolerância de cinco minutos. Além disso, serão ofertadas mesas e cadeiras para acomodar os acompanhantes e usuários. Na ocasião, uma equipe formada por estudantes da UNINASSAU vai atuar como monitores, auxiliando as pessoas para utilizar os equipamentos.

Ainda no dia 13, a celebração será dedicada também a outro aniversariante: o músico e mangueboy Chico Science, com a reabertura do museu dedicado à sua obra e legado, no Pátio de São Pedro.O Memorial teve instalações elétricas e hidráulicas recuperadas, coberta refeita, ganhou novo projeto de climatização e portas de vidro, para reforçar a interação com o entorno histórico. A sala de exposição recebeu novos piso e pintura e a sala de audiovisual passou a contar com novos equipamentos de TV e projeção. O espaço é o quarto alvo do Movimento de Valorização dos Equipamentos Culturais – Move Cultura, que requalificou, desde o ano passado até agora, a Casa do Carnaval, a Escola de Frevo e a Casa do Conselho Municipal de Política Cultural. O Memorial passará a funcionar de terça a sexta, das 10h às 16h. Aos domingos, também vai ter expediente de visitação: das 13h às 17h.

SERVIÇO- ANIVERSÁRIO DO RECIFE - AGENDA

R.U.A. dos Amores

Data: 11/03 (sexta)

Horário: 14h

Local - Avenida Barbosa Lima, entre a Rua do Apolo e a Avenida Cais do Apolo

Inauguração com passistas de frevo e grupos de passinho

 

Oficina infantil A Cidade e o Museu/ lançamento de mapas 

Data: 12/03 (sábado)

Horário: 14h

Local - Museu da cidade do Recife

Olha! Recife no rio

Roteiro: Recife e suas pontes

Data: 12/03(sábado)

Horário: 9h

Saída: Catamaran Tours, Cais das Cinco Pontas

 

Parquinho da Vacina e Mais Vida nos Morros

PData: 12/03 (sábado)

Local - Alto Nossa Senhora de Fátima e escola Otávio Meira Lins, Vasco da Gama

Horário - 9h às 16h

 

Olha Recife de Ônibus

Roteiro: Panorâmico Recife-Olinda

Data: 12/02 (sábado)

Horário: 14h

Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife a pé

Roteiro: Especial - Aniversário do Recife

Data: 12/02 (sábado)

Horário: 17h

Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

 

Paço do Frevo 

CarnavalIsaar - show (com limitação de público) - cantora Isaar convida os músicos Maciel Salu e Waldir Afonjá,  e a agremiação Boi da Macuca para fazer o festival

Data: 12/03 (sábado)

Horário - 19h, com acesso gratuito. 

 

485 motivos para se mexer

Data: 13/03 (domingo)

Local - Avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco, no Recife Antigo. 

Horário - 9h às 16h

Atividades: vôlei, basquete, badminton, patinação, futebol de barrinha, dança e amarelinha.

Bike sem barreiras

Data: 13/03 (domingo)

Local - Avenida Marquês de Olinda, próximo ao Marco Zero

Horário - 9h às 14h

Atividade: passeios em quatro bicicletas adaptadas - de três modelos - para a população com deficiência visual, física, mental ou múltipla poder praticar exercícios

 

Olha! Recife a pé

Roteiro: Especial - Aniversário do Recife

Data: 13/02 (domingo)

Horário: 9h

Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

 

Olha! Recife de bicicleta

Roteiro: Pedalada Histórica

Data: 13/02 (domingo)

Horário: 9h

Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

 

Reabertura do Memorial Chico Science

Data: 13/03 (domingo)

Horário: 13h 

Local - Pátio de São Pedro

 

Olha! Recife a pé

Roteiro: Museu Louis Jacques Brunet

Data: 16/03 (quarta-feira)

Horário: 14h Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)