NOTÍCIAS

Cultura | 11.04.12 - 13h56

PCR realiza ações preventivas no Alto da Jaqueira no Alto do Capitão

[caption id="attachment_16236" align="alignleft" width="334" caption="Na ação foi identificada uma ocupação em área condenada. Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

As áreas foram contempladas com serviços como colocação de lonas, capinação e comunicação porta a porta sobre os riscos

Por Larissa Rolim

Nesta quarta-feira (11), vários órgãos da Prefeitura do Recife estiveram no Alto da Jaqueira (Ibura) e no Alto do Capitão (Dois Unidos), dando continuidade às ações preventivas da Operação Inverno 2012. As localidades receberam serviços de colocação de lonas plásticas, capinação e roçagem, remoção de entulhos e ações de mobilização porta a porta com os moradores. No total, 12 localidades serão contempladas com as ações até o fim deste mês.

Participaram das ações equipes da Codecir, Emlurb, da Secretaria de Saúde (Agentes de Saúde Ambiental) e do Programa Parceria nos Morros. O objetivo é intensificar em algumas localidades serviços voltados à preparação da cidade para o período chuvoso, porém, com uma atuação mais descentralizada, em locais de menor risco.

Estão sendo realizadas, entre outras ações, vistorias técnicas, que consistem em identificar e atualizar o grau de risco de determinadas localidades; a colocação e reposição de lona em locais que já são do nosso conhecimento e fazem parte do nosso monitoramento; assim como em novos pontos, além de remoção de lixo, de entulhos e corte de árvores de grande porte e as ações informativas, que consistem numa mobilização porta a porta onde os serviços estão sendo realizados”, explicou a gerente da Regional Sul da Codecir, Fabiane Oliveira.

Já a coordenadora de Educação Sanitária Ambiental, Selma Borges, explicou que com atitudes simples pode se evitar graves problemas. “Fazemos um trabalho de mobilização da população. Pode-se morar em morro com qualidade de vida desde que você siga algumas regras, como o destino da água, não jogando direto nas encostas. Também é importante lembrar de manter as canaletas limpas e não jogar lixo nas ruas”.

Na ação foi identificada uma ocupação em área condenada pela Defesa Civil. A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) foi acionada e efetuou a autuação e a notificação para que o morador compareça a Regional para regularizar a sua situação. “Ficamos preocupados com os bens, com a perda da casa, mas o nosso trabalho é de preservação de vida. E recomendamos que em caso de risco de deslizamento de uma barreira, uma rachadura no imóvel, uma árvore que está prestes a cair, essas famílias desocupem o local e façam contato com a Codecir pelo telefone (0800.081.3400). Com a ligação uma equipe irá ao local, fará a vistoria e, a partir daí, tomaremos as providências necessárias”, disse Fabiane Oliveira.