Geraldo: “Vou trabalhar para posicionar o Recife no cenário global da economia”
O prefeito Geraldo Julio assegurou, na tarde desta quinta-feira (11), em palestra realizada em São Paulo, que vai trabalhar muito para fazer com que a economia do Recife se torne competitiva. “Eu não quero colocar o Recife como uma cidade interessante para o ambiente de negócios somente em Pernambuco e no Nordeste; vou trabalhar para posicionar o Recife no cenário global. Esse é o grande desafio”, pontuou.
O gestor recifense participou do Fórum “O Desafio das Grandes Cidades”, promovido pela Revista Exame CEO. Geraldo foi um dos três prefeitos que ministraram palestra no evento – além dele, falaram Fernando Haddad (SP) e Eduardo Paes (RJ). Após as palestras, os três prefeitos participaram de um debate.
Geraldo defendeu a construção de um modelo próprio de desenvolvimento baseado nas potencialidades do Recife, a exemplo da vocação da cidade para os setores de comércio e serviços. “Precisamos construir um modelo de desenvolvimento que seja diferente do que aconteceu nas últimas duas, três décadas em várias cidades do mundo”, explicou.
Outra maneira defendida pelo prefeito de posicionar a cidade no cenário global é “disputar a inteligência das empresas globais e abrigá-las no Recife, onde temos três universidades públicas, um grande número de mestres e doutores, além do Porto Digital, que exporta tecnologia e já se destaca nos cenários nacional e internacional”. “Montar no Recife um centro de pesquisa, de engenharia para todos esses setores: petróleo e gás, indústria naval, setor automobilístico, indústria de alimentos e bebidas e tanto outros”, argumentou Geraldo Julio.
Em paralelo ao planejamento de longo prazo, Geraldo Julio afirmou ainda que a Prefeitura fará ações de curto prazo, com foco em várias áreas, a exemplo de infraestrutura, mobilidade e gestão. “O desafio é muito grande, mas estamos agindo rápido”, finalizou.
O Fórum da revista Exame CEO reuniu prefeitos e empresários do País inteiro, com foco no debate dos desafios das cidades e contou com uma palestra do egípcio Hazem Galal, um dos sócios da Price Waterhouse and Coopers.