NOTÍCIAS

Cultura | 11.04.13 - 11h25

Recife participa de evento internacional sobre desenvolvimento urbano sustentável

Hannover Messe reúne especialistas de diversas áreas que pensam soluções para mobilidade urbana, eficiência energética, abastecimento de água e sistemas de infraestrutura

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, participa, esta semana, da Hannover Messe 2013, na Alemanha, um das maiores feiras de tecnologia, indústria e serviços para o desenvolvimento urbano sustentável das cidades. Composto por uma grande exposição e pelo Fórum Metropolitan Solutions, a Hannover Messe reúne especialistas de diversas áreas que pensam soluções para mobilidade urbana, eficiência energética, abastecimento de água, sistemas de infraestrutura, entre outros temas.

De acordo com o secretário-executivo de Sustentabilidade, Maurício Guerra, que acompanha o evento na Europa, a urbanização é uma tendência mundial e, portanto, no evento, quase todas as grandes cidades partilham e buscam novos projetos para tornar mais eficiente sua estrutura. “Aqui, passamos a conhecer as experiências de sustentabilidade das principais cidades do mundo e ter acesso ao que há de mais novo no desenvolvimento de soluções em planejamento, serviços urbanos e tecnologia”, detalhou.

Todos os anos, a Hannover Messe atrai prefeitos, políticos, secretários e especialistas de importantes cidades da Inglaterra, Espanha, Itália, Coréia, Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Rússia, entre outros países. Em 2013, cerca de 400 mil pessoas de todo o mundo devem circular pelos pavilhões do evento. “Trata-se de um grande espaço de exposição de ideias e de diálogo. Representantes de diversos centros urbanos e empresas compartilham informações e estratégias que já testaram na prática”, acrescentou Guerra.

Para ele, o evento reflete uma visão mundial de que não basta só construir casas, estruturas de saúde, educação e mobilidade nos conglomerados urbanos. É necessário investir em uma infraestrutura moderna que respeite o meio ambiente. “Também acreditamos nessa concepção e queremos investir no desenvolvimento do Recife, observando o uso de energia e recursos de forma sustentável. Isso, claro, aliado à qualidade de vida dos moradores e à vitalidade econômica da cidade”, concluiu Guerra.