NOTÍCIAS

Administração | 11.04.17 - 12h14

Balanço Chuvas 11/04

A Prefeitura do Recife informa que, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), choveu 63 mm no Recife, no período compreendido, entre as 23h da segunda-feira (10) e 11h da manhã desta terça-feira (11), o que corresponde ao previsto para oito dias de chuvas, levando em consideração a média histórica para o mês de abril (231 mm). As equipes da Prefeitura do Recife estão mobilizadas, nas ruas, morros e áreas mais baixas da cidade para minimizar os efeitos da chuva. Cerca de 580 profissionais atuam no monitoramento das chuvas na cidade.

A Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife recebeu, nas últimas 24h, 34  solicitações para colocação de lonas plásticas em encostas, principalmente na Zona Norte da cidade. As equipes de apoio se deslocaram e fizeram o atendimento imediato das solicitações. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.

A orientação é que as pessoas residentes em áreas de risco fiquem em alerta e, em caso de necessidade, procurem se abrigar em locais seguros. A Defesa Civil está em alerta e pode ser acionada pela população através do telefone 0800 081 3400. A ligação é totalmente gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h. A Defesa Civil mantém um efetivo de 120 pessoas, entre engenheiros civis, arquitetos, assistentes sociais, técnicos e pessoal de apoio.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Nesta terça-feira (11) as equipes do órgão estão realizando intervenções com três caminhões jatos para a sucção da água nos principais pontos de acumulo de água da cidade.

A limpeza dos canais, que foi adiantada em 90 dias, tendo começado em dezembro do ano passado já foi concluída em 26 locais e segue em andamento em outros nove (Canal do Ibura; Canal da Rua Ipiporã, Canal da Fortuna, Canal Passarinho, Canal Rio Morno, Canal do Valença, Canal Rio Jiquiá/Planeta Curado, Canal do Cavouco e Canal do Sport).

Os serviços no sistema de drenagem contam ainda com a desobstrução das galerias e, quando necessários, com o suporte de jatos de sucção. Os trabalhos estão acontecendo em diversos pontos da cidade, a exemplo da Av. Caxangá, Rua Badejo, em Brasília Teimosa e Rua Arthur de Sá, na Várzea entre outras.

Desde a noite da segunda-feira (10/04), foram registradas três ocorrências com árvores nos seguintes endereços: R. Barão de São Borja, na Boa Vista, Rua Francisco da Cunha, em Boa Viagem, concluídas ainda na segunda-feira, e Rua Pedro Afonso em Santo Amaro, com a remoção em andamento.    

Ao todo, cerca de 200 homens trabalham na remoção de árvores e na drenagem e sucção dos pontos de alagamento. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta terça-feira (11). Equipes formadas por cerca de 150 agentes e 110 orientadores de trânsito trabalham em áreas que foram afetadas por queda de galhos de árvores ou pontos de acumulo de água nas vias. Além disso, seis equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Três guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. Das 6h da manhã até as 11h30, 17 acidentes foram registrados, dos quais 10 estão em atendimento, sendo dois com vítima,  e sete finalizados. No mesmo período, 42 semáforos apresentaram problemas, dos quais 18 já estão normalizados e outros 24 estão em atendimento ou com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 equipados com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.