Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 11.04.22 - 11h15

Prefeitura do Recife desmobiliza leitos de covid-19 no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa

Com a desativação, a partir da próxima segunda-feira (11) a unidade de saúde volta ao perfil de assistência de origem, com 72 leitos totalmente dedicados ao internamento não-covid, reforçando à assistência aos idosos recifenses

A Prefeitura do Recife iniciou nesta sexta-feira (8) a desmobilização dos leitos de UTI e enfermaria voltados para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), em Areias. A decisão foi possível graças à queda dos indicadores da pandemia de covid-19, ao amplo processo de vacinação na cidade e à redução na procura por atendimentos deste tipo. Com a desativação, a partir da próxima segunda-feira (11) a unidade de saúde volta ao perfil de assistência de origem, com 72 leitos totalmente dedicados ao internamento não-covid, reforçando à assistência aos idosos recifenses.

Durante a epidemia de influenza e repique dos casos de covid-19 na cidade, em janeiro deste ano, o HECPI teve um papel importante na rede de assistência municipal aos pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag). De lá pra cá, a unidade atendeu mais de 300 pacientes, encaminhados de todo o Estado. Para tanto, contou com uma estrutura de 72 leitos, entre terapia intensiva e enfermaria, e ampliou seu quadro de recursos humanos.  

O cenário epidemiológico da covid-19 no Recife vem se modificando positivamente. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o Recife registrou o maior período sem notificações de óbitos causados pela doença: foram dez dias consecutivos - no intervalo entre 11 e 20 de março. O mês passado também foi o que teve mais dias sem ocorrência de mortes cujas causas foram a infecção pelo novo coronavírus, totalizando 20 dias alternados, até o momento. Estes números ainda podem sofrer alterações, tendo em vista a qualificação diária do banco de dados.   

O Samu Metropolitano do Recife também apresentou expressiva redução no número de envios de ambulância para atender pacientes com síndrome respiratória aguda grave. Em março de 2021, o serviço chegou a enviar 1.591 viaturas para prestar socorro a pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19. Já neste ano, foram mobilizados 216 veículos para essas ocorrências - demonstrando uma redução de 86,4%.

Outro indicador observado pela Secretaria de Saúde do Recife é a queda no total de casos confirmados de covid-19 e na porcentagem de positividade. Comparando a Semana Epidemiológica (SE) 13, que vai de 27 de março a 02 de abril, com a Semana Epidemiológica 4, que vai de 23 a 29 de janeiro, pico da doença na cidade, percebe-se uma redução de 93,74% na confirmação de novos casos - no primeiro momento, a cidade chegou a registrar 14.855 pessoas infectadas e no segundo momento, foram 930 registros.

Com relação à positividade, também houve redução. Na SE 4 o índice estava em 40,3%, enquanto que na SE 13 passou para 15,1% - ou seja, um decréscimo de 62,5%.

Observando o período atual com o mesmo de 2021, também é possível perceber redução. Observando a Semana Epidemiológica (SE) 13 de 2022  com a Semana Epidemiológica 13 do ano passado, que foi de 28 de março a 3 de abril de 2021, observa-se uma redução de 71,04% na confirmação de novos casos. Naquele intervalo, a cidade chegou a registrar 3.211 pessoas infectadas e neste segundo momento, foram 930 registros.

Com relação à positividade, também houve redução. Na SE 13 de 2021 o índice estava em 30,6%, enquanto que na SE 13 de 2022 passou para 15,1%, uma diminuição de 50,6%.

Mesmo durante o período em que os leitos do HECPI foram dedicados exclusivamente para atendimento de pacientes com srag, o ambulatório e o Serviço de Apoio e Diagnóstico da unidade seguiram com suas atividades normais. O ambulatório tem capacidade para oito mil consultas mensais e oferta desde atendimento com geriatra, cardiologista, pneumologista, psiquiatra até fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional.  O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, com capacidade para cerca de 30 mil exames por mês, dentre eles, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroencefalograma, holter, MAPA, ecocardiograma e eletrocardiograma. 

Já o bloco cirúrgico estava funcionando apenas para pequenas cirurgias. Nesta segunda-feira (11), o HECPI também volta a disponibilizar procedimentos de média complexidade. O espaço conta com quatro salas de cirurgia e cinco leitos para recuperação pós-anestésica.