Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 11.04.22 - 20h04

Prefeitura do Recife entrega mais uma obra do Programa Parceria em Nova Descoberta

img_alt

Intervenção, que faz parte da Ação Inverno 2022, foi a primeira agenda do prefeito em exercício Romerinho Jatobá (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Moradores do bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, comemoram, nesta segunda-feira (11), a conclusão de mais uma obra de contenção de encostas realizada pelo Programa Parceria. A intervenção faz parte da Ação Inverno 2022 e garante mais segurança e qualidade de vida para moradores da Rua Olímpio, situada no Córrego da Areia. O prefeito em exercício Romerinho Jatobá fez sua primeira agenda na função acompanhando a entrega da obra.

“Na minha primeira agenda como prefeito em exercício do Recife, fiz questão de acompanhar uma obra do Parceria. Programa importante, que garante a tranquilidade dos moradores da nossa cidade. A Prefeitura entrega o material e suporte técnico, enquanto os moradores entregam a mão de obra, garantindo sossego e tranquilidade nas noites de chuva. São com ações como essa, que vamos mudando a vida do cidadão recifense. Neste ano, serão entregues mil obras pelo Programa Parceria, que vem sendo bem estruturado pelo prefeito João Campos, e que vai ter muito sucesso na reta final, garantindo tranquilidade e segurança para os moradores da cidade”, declarou o prefeito interino, Romerinho Jatobá.

Com o Parceria, a Defesa Civil do Recife fornece material e orientação técnica para intervenções em morros e áreas planas, e a população entra com a mão de obra. A obra na Rua Olímpio foi feita em alvenaria armada, numa área de 75 m², e custou cerca de R$ 19 mil. O investimento previsto para o programa este ano é de R$ 17,5 milhões, totalizando 1000 intervenções.

Aliviada com a contenção feita, a pensionista Ana Célia Miranda, 65 anos, não teme mais os dias de chuva. “Eu tinha medo de morar aqui, eu tinha medo que a encosta deslizasse. Agora com a obra, meu sentimento é de alívio. A obra foi tão importante para mim, que acompanhei do começo ao fim. Afinal de contas, estava na minha casa. Eu só tenho que agradecer a Deus por isso e à equipe da Defesa Civil, que me ajudou, me deu uma força”, comemorou.

O Programa Parceria protege milhares de famílias com obras de contenção de encostas, construção e recuperação de canaletas e escadarias, restauração de tela argamassada e cercas, drenagem e abertura de novas canaletas, além de além da construção de caixas d´água, fossas e acessos às comunidades. Este ano, o Parceria já concluiu 231 obras, beneficiando 578 famílias. Estão em andamento outras 378, que garantirão mais segurança para 994 famílias. No ano passado, foram 348 intervenções concluídas.

“Mais uma vez, a Prefeitura junto com a população eliminou o risco de duas residências. Com o Parceria, entramos primeiro com uma vistoria, depois constatamos a viabilidade técnica e social, elaboramos projeto, o engenheiro desenha e projeta toda aquela estrutura para suportar a carga necessária e evitar o deslizamento. Aí a gente entrega materiais para as famílias e acompanhamento da obra”, explicou o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.

CTTU - Ainda na tarde desta segunda-feira (11), o prefeito interino, Romerinho Jatobá, fez visita técnica à Central de Operações de Trânsito - COT/CTTU. Com a COT, o efetivo de agentes e orientadores de trânsito pode ser posicionado nos locais de fluxo mais intenso de veículos e pedestres para dar fluidez ao trânsito.Trata-se de um ambiente com um conjunto de sistemas integrados com modernos dispositivos tecnológicos. O objetivo é monitorar as vias urbanas do Recife de forma operacional e gerencial, disponibilizando à população imagens, informações precisas do trânsito na cidade, em tempo real, via web e Call Center.