Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 11.04.22 - 12h05

Prefeitura do Recife recebe selo A3P por implementação de boas práticas de sustentabilidade

Certificação foi conquistada devido às ações sustentáveis e ambientais realizadas em 2021

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  recebeu, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o selo A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública) referente ao ano de 2021. A certificação -  reconhecimento às boas práticas de gestão baseadas em sustentabilidade que são implantadas pela administração pública em todo o país - foi conquistada pela gestão devido às ações ambientais realizadas nesse período. Desde 2010 o Recife faz parte do programa, sendo o Comitê Gestor A3P responsável pela articulação, planejamento e execução de atividades, projetos ou programas de Responsabilidade Socioambiental em toda a Prefeitura.

Entre as medidas adotadas no último ano está a implantação do Programa EcoRecife,  que pretende zerar o consumo de material plástico descartável no serviço público municipal, além de estabelecer ações de eficiência energética e redução de consumo de água. Também foram realizadas ações de sensibilização com os servidores e público externo com o  objetivo de  informar e esclarecer sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, procurando transformar os cidadãos em participantes ativos na proteção dos valores naturais.

Ao longo do ano a Prefeitura monitora os eixos indicadores que levaram a instituição a cumprir com as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o que permitiu acompanhar metas e consolidar informações que foram enviadas para o RESSOA (Responsabilidade Socioambiental), um sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental, disponibilizado pelo MMA.  Dados como o consumo de energia e de água, a geração de resíduos sólidos e o consumo de combustível são informados anualmente para a A3P.

“Nós implementamos várias ações ao longo desse tempo, como coleta seletiva de resíduos sólidos no prédio da Prefeitura, sensibilização e capacitação dos colaboradores, campanhas educativas para economia de energia e água, eliminação do uso de copos descartáveis, diminuição do uso de papel, entre outras ações. É mais um estímulo em nossa missão de trabalhar em prol da sociedade e do meio ambiente. O poder público assume este papel de ser indutor de boas práticas”, declarou Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.