Defesa Civil do Recife forma mais 56 moradores e lideranças para colaborar com a prevenção do risco e resposta às emergências
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), entregou, na tarde desta sexta-feira (11), os certificados de conclusão do curso de formação dos agentes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). A solenidade aconteceu no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e representou o encerramento de mais uma etapa do processo de formação de agentes para atuarem na sensibilização, comunicação de risco à população e fortalecimento da resiliência comunitária. A solenidade teve também a participação do NUPDEC Crianças.
A atividade faz parte da Ação Inverno 2025, que está investindo R$ 322,9 milhões para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade. Este ano, foram formados 56 moradores e lideranças de comunidades consideradas áreas de risco, que atuarão junto com o poder público na prevenção das situações de risco e resposta às emergências e desastres. Houve 7 oficinas, com temas que vão desde mudança climática até a segurança no lar, primeiros socorros e evacuação de áreas, nos NUPDECs Norte, Sul e Mulheres. E também 7 simulados, que funcionam como exercícios práticos.
De acordo com a gerente geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife, Giselle Vieira, 39 dos 56 formandos são mulheres. “Queremos estimular cada vez mais o protagonismo feminino, pois elas atuam primeiro nas situações de emergência e conhecem muito bem o território. Estamos muito felizes por concluir mais um ciclo de oficinas do NUPDEC”, destacou. Uma das abordagens do curso foi especialmente voltada a cerca de 20 mulheres moradoras da Comunidade do Bem, na Imbiribeira. A comunidade é uma das beneficiadas pelo ProMorar Recife com obras de urbanização integrada e equipamentos sociais.
“Somos moradores e lideranças de áreas de risco e a Defesa Civil do Recife é como uma mãe pra nós, sempre nos ensinando a salvar vidas. Agradecemos muito por essa oportunidade de trabalhar para melhorar nossa cidade”, disse o agente NUPDEC Jaime José, o Jaiminho, morador do Alto José Bonifácio.
O curso foi realizado em parceria com o Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife), Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde, Gerência de Igualdade Racial e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O coordenador do Instituto Humanitas Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne, ressaltou que a parceria entre a universidade e a Defesa Civil existe desde o ano de 2022. “Já são cinco turmas formadas. Essa interação com outros setores da sociedade, entre eles o poder público, é muito importante para nós”.
INVESTIMENTOS - Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.