NOTÍCIAS

Cultura | 11.05.11 - 18h31

PCR comemora mês do trabalhador em evento no Pátio do Carmo

Estrutura montada ofereceu diversos serviços gratuitos à população

Por Gérsica Marques

Mais de mil pessoas visitaram o Pátio do Carmo, localizada no bairro de Santo Antônio, centro do Recife, durante a manhã desta quarta-feira (11), com o intuito de participar das atividades promovidas pelo “Maio para o Trabalhador - Atuação cidadã no mundo do trabalho”. Durante o evento, a população pode usufruir de uma série de atividades gratuitas, como apresentações culturais, serviços de aferição de pressão e glicose, massagem e exercícios de alongamento. Para cuidar da aparência, foi oferecida a oficina de corte de cabelos.

Geraldo Gueiros, 72 anos, aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e a glicose. “Gostei muito da ação, pois além de oferecerem esses serviços gratuitamente, pude conhecer mais sobre ações que podem melhorar minha qualidade de vida, como exercícios de alongamento”, comentou, parabenizando a iniciativa da Prefeitura.

Cerca de 400 pessoas aferiram a pressão e a taxa de glicose. Outras 58 foram atendidas nas oficinas de cuidador de pessoas idosas que trataram da memória, dos cuidados com os pés – focando os diabéticos -, saúde bucal e de exercícios respiratórios e de relaxamento. Além disso, foram distribuídas 300 mudas de plantas medicinais ou arbustivas.

Durante o evento, a população pode se cadastrar no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda para ter acesso a serviços como encaminhamento ao mercado de trabalho. O Banco do Povo também esteve presente, com ações de acesso ao crédito e de orientações para a melhoria dos empreendimentos do Município. Além da participação do Instituto Evaldo Lodi (IEL), realizando orientações sobre estágios, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que realizou inscrições para o Empreendedor Individual.

As crianças também tiveram um espaço próprio nas comemorações. Diversas atividades recreativas e oficinas fizeram a animação da garotada. Houve, ainda, apresentação e distribuição de materiais explicativos das principais atividades e programas da PCR, como Recife sem Racismo, Fórum de Direitos Humanos, Centro de Referência Clarisse Lispector, Bolsa Família, Doação Cidadã, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, dentre outros.

O evento foi realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), Instituto Evaldo Lodi (IEL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as secretarias municipais de Meio Ambiente; Educação, Esporte e Lazer; Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Especial da Mulher; Saúde; Administração e Gestão de Pessoas; e Assistência Social. O “Maio para o Trabalhador” associa o mês de maio à temática do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, inserindo o Dia do Trabalhador como marco comemorativo dos resultados de expansão do mercado de trabalho no calendário da Cidade.