NOTÍCIAS

| 11.05.11 - 18h33

Prefeitura do Recife realiza vistoria em imóveis do Centro

A Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), continua a série de vistorias técnicas em imóveis localizados na região central da Cidade. Na tarde desta quarta-feira (11), 26 edificações nas ruas da Matriz, Velha e da Alegria passaram pela avaliação da equipe, que contou com o apoio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura (DPPC), observando aspectos de preservação e conservação dos imóveis, assim como a análise de possíveis riscos de desabamento.

As vistorias foram intensificadas desde a semana passada em virtude das fortes chuvas que caíram na capital pernambucana nos últimos dois meses. O foco tem sido os imóveis localizados nas Zonas Especiais de Preservação Histórico-Cultural (ZEPH), identificando quais deles oferecem risco devido à má conservação por parte dos proprietários. “Intervenções realizadas em imóveis localizados em qualquer ZEPH devem obedecer aos seus aspectos arquitetônicos. Ou seja, além do estado de conservação dos mesmos, é dever do proprietário garantir que a sua importância histórica também seja preservada”, explicou a diretora de Preservação do Patrimônio Cultural, Lorena Veloso.

De acordo com o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, a recuperação dos imóveis deve ser uma prioridade por parte dos proprietários. “A Prefeitura vem fazendo a sua parte, realizando as vistorias e informando o que precisa ser feito. Contudo, é preciso que os proprietários assumam a sua responsabilidade e conservem seus imóveis para não colocar em risco a vida das pessoas”, disse.

Após o levantamento, o Município irá definir quais as medidas a serem tomadas junto aos proprietários dos imóveis. No total, já foram vistoriados 56 imóveis localizados na ZEPH-8, da Boa Vista.